Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Editorial: Renovar é preciso

    O editorial "Renovar é preciso" foi publicado na edição de hoje (22) do Jornal do Commercio (RJ):

    "Os números divulgados nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo os quais 135.804.433 eleitores estão aptos a votar no dia 3 de outubro e participar da escolha deputados estaduais, federais, senadores e do futuro presidente da República - o que reflete um crescimento de 7,8% do eleitorado brasileiro em relação a 2006, quando havia pouco mais de 125 milhões de eleitores no País - exprimem uma expansão significativa que não se deve restringir, contudo, à dimensão simplesmente quantitativa senão também, como se afigura desejável, à luz do objetivo de uma real evolução democrática, à qualidade dos votos a serem depositados nas urnas, como expressão maior de participação nos destinos da coletividade e, por via de consequência, no aprimoramento das instituições.

    De acordo com o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, a maior diferença registrada nas estatísticas deste ano, na comparação com a das eleições anteriores, é a diminuição do número de eleitores menores de idade. Assim, em 2006, 2,5 milhões de jovens de jovens de 16 e 17 anos tinham título de eleitor, vindo a quantidade de eleitores nessa faixa etária a alcançar 2,9 milhões no pleito municipal de 2008, caindo agora para 2,39 milhões.

    No total, as mulheres representam 51,8% do eleitorado e são maioria em 23 unidades da Federação.

    Entre os Estados,São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 30,3 milhões de eleitores,o que corresponde a 23,3% do total de pessoas aptas a votar.Na sequência vêm Minas Gerais (10,6%), Rio de Janeiro (8,5%) e Bahia (7%).

    A propósito dos números divulgados, observa o assessor-chefe da Corregedoria-Geral do TSE, Sérgio Cardoso, que a Justiça Eleitoral já esperava o crescimento do número de eleitores e a predominância feminina, mas não que a quantidade de menores aptos a votar iria diminuir em 2010.

    Se por um lado o fenômeno já é visto até como reflexo da queda de natalidade na fase recente e, portanto, da diminuição gradativa da população jovem, por outro cientistas políticos chegam a admitir a relativa estabilização política e econômica do País como um dos fatores que terão contribuído para reduzir o impulso dos jovens em se mobilizar para a obtenção do registro eleitoral.Na visão, entretanto, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, isso reflete a desilusão com a política.

    "Os jovens - disse ele - não estão se sentindo estimulados a votar, pelo descrédito que os políticos passaram a ter. Isso exige de nós um trabalho de conscientização sobre a importância do voto , bem como do exercício da cidadania, para transformar a sociedade. Não podemos criar uma geração de pessoas desinteressadas pela política".

    Nessa perspectiva de apreciação reconhecer-se a acute;, sem dúvida, que a própria Lei da Ficha Limpa, derivada de um projeto de iniciativa popular e que representa um fato novo no pleito do corrente ano, passa a ser instrumento da maior relevância, em sintonia com as exigências éticas de uma ordem política digna desse nome. Isto,à luz de um compromisso de combate à corrupção e à impunidade, visando a assegurar, pois, a prevalência de princípios de que a vida pública não pode estar dissociada e a impedir o registro, a funções no Legislativo e no Executivo, de candidatos que não tenham condições morais e políticas para o seu exercício.

    Este, afinal, o desafio, cuja superação de fato poderá abrir fronteiras à renovação da vida pública, ultrapassando a esfera da pura e simples declaração de intenções."

    • Publicações19278
    • Seguidores264457
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/editorial-renovar-e-preciso/2293611

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)