Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Touradas são proibidas na Catalunha

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Ontem o Espaço Vital noticiou que o parlamento da Catalunha, na Espanha, estava por votar projeto que proibia as touradas naquela região. O assunto ganhou mais relevo por causa da internação hospitalar de um toureiro atingido gravemente por um touro já bastante ferido pelo seu algoz, também publicada pelo Espaço Vital.

    Pois o parlamento catalão aprovou hoje (28), com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções, o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste espanhol, a partir de 2012.

    O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.

    Os opositores à "corrida" de touros, cada vez mais numerosos na Catalunha e apoiados por poderosas organizações internacionais de defesa dos animais, lembram que esta tradição está perdendo força na região, onde apenas a Praça Monumental de Barcelona continua a organizar touradas.

    A votação aconteceu num contexto complicado para o setor "taurino" na Espanha, que gera cerca de 40 mil empregos e bilhões de euros por ano, e que vem sentindo efeitos negativos desde 2009 por causa da crise econômica.

    Inúmeras regiões espanholas, inclusive Madri, anunciaram, assim que se iniciou o debate catalão, suas intenções de inscrever a tourada como "patrimônio cultural", com o objetivo de proteger a tradição. Ainda assim, os contra ganham espaço.

    É preciso defender a liberdade de escolha e essa "paixão comum" cultural franco-espanhola, que "ninguém tem o direito de proibir", afirmou na terça-feira ao jornal La Razon o toureiro francês Juan Bautista (Jean-Baptiste Jalabert). (Com informações do Terra).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1011
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/touradas-sao-proibidas-na-catalunha/2302107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)