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27 de Abril de 2024
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    Audiência defende manutenção de escolas especiais para surdos

    Formação de um Grupo de Trabalho foi uma das deliberações da audiência Alunos das cinco escolas estaduais especiais para deficientes auditivos lotaram o Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça (19) para a audiência pública da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia que debate questões relativas à educação dos surdos no estado. A pauta, proposta pelo presidente do órgão técnico, deputado Mano Changes (PP), teve foco nas propostas da política nacional de educação especial.

    “Vamos encaminhar as questões que preocupam estes alunos e professores ao Congresso Nacional e trabalhar por políticas de inclusão para eles”, resume o parlamentar. “A escola precisa ser atraente, o aluno precisa se sentir feliz nela”, diz, enfatizando sua idéia de que a Internet é uma grande arma para alcançar este objetivo. A comissão irá formar um Grupo de Trabalho (GT) para encaminhar as deliberações apresentadas aos governos estadual e federal e ao Congresso Nacional.

    Crítica

    O movimento critica a proposta de criação de uma política nacional de educação especial, que tramita no Congresso Nacional, por não incluir as escolas especiais e tentar inserir os deficientes no ensino normal. “A Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada no início do ano, foi uma experiência ruim para nós”, relata Ana Paula Jung, professora de Canoas, delegada do Rio Grande do Sul no encontro.

    Segundo ela, as propostas encaminhadas pelo estado, pioneiro na criação de escolas especiais, não foram acatadas. “Os representantes do Ministério da Educação (MEC) viram nossas propostas como segregação. Um absurdo, foi muito triste”, diz.

    Os gaúchos - professores e alunos - defendem a manutenção e ampliação das escolas especiais, com funcionamento regular dentro do sistema de ensino; a educação bilíngue - com garantia de ensino da Linguagem Brasileira de Sinais (Líbras) - e a criação de classes especiais em condições de assegurar o conhecimento linguístico e identidade histórica e cultural dos jovens. Em suma, não querem constar na legislação de deficientes, mas garantir espaço próprio. “Líbras é nossa primeira língua”, sintetiza um cartaz mantido por alguns estudantes no local.

    Direitos

    “Inclusão sim, mas no espaço que nós queremos. Temos o direito de escolher”, é um resumo das manifestações e faixas que os cerca de 300 alunos presentes portaram durante a audiência pública. “Reconhecemos que vocês não querem caridade mas uma sociedade de direitos, aprender a Líbras num espaço diferenciado”, avalia Sandra Koch, coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação.

    Segundo dados da Secretaria de Educação do RS, cerca de 15% da população brasileira tem alguma deficiência, incluindo a auditiva e a surdez propriamente dita. Combinadas, as duas alcançam cerca de 500 mil pessoas no estado. As cinco escolas especiais estaduais funcionam em Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas. Há, também, algumas escolas privadas e outras municipais, que atendem alunos com deficiência na audição em vários municípios.

    Na audiência, professores ainda denunciaram a falta de investimentos para as escolas especiais e a falta de uma formação específica para os profissionais que atuam nelas. Participaram também do debate os deputados Frederico Antunes (PP) e Raul Pont (PT).

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-defende-manutencao-de-escolas-especiais-para-surdos/2424368

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