Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP prorroga apuração sobre procurador no DF

    O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prorrogou por 30 dias o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão que investiga o envolvimento dos procuradores Leonardo Bandarra e Deborah Guerner no esquema de corrupção desmantelado pela Operação Caixa da Pandora, no Distrito Federal. Ambos estão afastado das funções desde 13 de dezembro e, após a conclusão do relatório da comissão, terão 15 dias para as alegações finais de defesa.

    A previsão é que o processo seja julgado pelo plenário do CNMP em abril. Caso haja risco de os procuradores retornarem às funções antes do julgamento, o conselho examinará a prorrogação do afastamento, fixado em 120 dias. "O relator deve trazer o assunto ao conselho para assegurar que o afastamento seja mantido enquanto durar o processo", disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

    Vídeos apreendidos pelo Ministério Público e pela Polícia Federal revelaram indícios da participação da dupla na partilha de dinheiro ilícito obtidos no esquema de corrupção no DF, batizado de mensalão do DEM. As denúncias levaram à prisão e afastamento do então governador José Roberto Arruda e ao indiciamento de mais de 30 pessoas, entre secretários, políticos e empresários. Um dos vídeos gravados na casa de Deborah mostra Bandarra, então procurador-geral de Justiça do DF, indo ao local de motocicleta e capacete, tirado só dentro do imóvel, para não ser reconhecido.

    Para Gurgel, o caso é constrangedor para o MP, que quer concluir as investigações o mais rápido possível, ainda que sem atropelar etapas. "Há uma série de formalidades que precisam ser observadas, para que não se alegue cerceamento de defesa e inobservância do devido processo legal", observou. (O Estado de S. Paulo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-prorroga-apuracao-sobre-procurador-no-df/2545736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)