Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito de Ourolândia (BA) pede suspensão de eleição suplementar

    há 13 anos

    O prefeito de Ourolândia, na Bahia, Antônio Araújo de Souza, seu vice, José Neitom de Oliveira, e o PMDB municipal, ajuizaram um mandado de segurança em que pedem liminar para suspender resolução do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA) que fixou a data para a realização de eleições suplementares no município. Eles tiveram o mandato cassado pelo tribunal regional, em novembro do ano passado, acusados de abuso de poder econômico e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008.

    Na ação, eles alegam que a decisão que cassou seus mandatos ainda se encontra pendente de análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diante da interposição de recurso de agravo de instrumento e que a resolução do tribunal baiano contém várias ilegalidades.

    Sustentam que a resolução, que fixa a data das eleições suplementares para 5 de junho deste ano, restringiu os prazos de desincompatibilização previstos na Constituição Federal e na Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), com redução para 24 horas após a realização das convenções; omitiu prazo para a propaganda intrapartidária; diminuiu o prazo para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e que o presidente do tribunal regional não esteve presente na sessão que aprovou a resolução, entre outros pontos.

    Dessa maneira, alegam que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia “está legislando sobre processo, que é de competência exclusiva da União e, ainda, ferindo de morte os princípios democráticos”. Sem a anulação da resolução, segundo afirmam, “a realização das eleições suplementares em Ourolândia, com base em uma resolução eivada de nulidades, resultará grave lesão ao interesse público”.

    Ao final, pedem a concessão de liminar para declarar sem efeito a resolução baiana, suspendendo a realização das eleições suplementares, até que o TSE manifeste-se sobre o agravo de instrumento interposto ao recurso eleitoral.

    O relator é o ministro Marcelo Ribeiro.

    BB/LF

    Processo relacionado: MS 57264

    E-mail destinatário:

    • Publicações14554
    • Seguidores286465
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações233
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-de-ourolandia-ba-pede-suspensao-de-eleicao-suplementar/2627741

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)