Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão conhece projeto de construção de trevo em Caeté

    Projetos que vão melhorar a visibilidade e a segurança de três acessos a distritos de Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram apresentados em audiência pública, nesta sexta-feira (06/05/11), na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência, que se realizou na Capela da Penha, Penedia, em Caeté, foi solicitada pelo deputado Célio Moreira (PSDB).

    O diretor de projetos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Roger Gama Veloso, informou que os três trechos integram o Programa de Segurança Viária (Proseg), do Governo do Estado e já estão em estágio adiantado, prontos para a etapa de licitação. Os projetos foram apresentados pela empresa Planex, contratada para fazer o projeto e já foram aprovados pelo DER.

    São três trevos que sofrerão intervenção: o de acesso ao Santuário da Serra da Piedade; o de Roças Novas e o de Penedia. Os três apresentam hoje problemas de visibilidade, com traçado em curva, representando grande perigo para motoristas e pedestres.

    A proposta é de um novo traçado que contemple a visibilidade, com a construção de um canteiro central e uma gota de direcionamento do tráfego nas diversas mãos de direção. No acesso a Roças Novas, haveria ainda um deslocamento do trevo em 100 metros do atual local, para melhorar a visibilidade.

    Respondendo a questionamento do síndico do Condomínio Quintas da Serra, Reginaldo Nunes, sobre prazos e custos dos trevos, o diretor do DER, Roger Veloso informou que os projetos serão inseridos no programa ProMG, que já está mais adiantado e que contém critérios compatíveis com o tipo de obra dos trevos. Quanto a valores, ele disse que o projeto da Planex precisa ser orçado, para depois passar à fase de licitação.

    O Proseg é um programa que prevê obras em 380 intercessões em todo o Estado, segundo o diretor de projetos do DER, Roger Veloso. Além desse programa, há ainda o "Caminhos de Minas" que fará ligações entre cidades, algumas já anunciadas pelo governador Antônio Anastasia, como a ligação entre Caeté e Barão de Cocais e Taquaraçú de Minas e Nova União.

    Audiência aprova requerimentos

    Os deputados presentes à audiência, Adalclever Lopes (PMDB), presidente, Célio Moreira e João Vítor Xavier (PRB) apresentaram seis requerimentos assinados pelos três encaminhando decisões da reunião. Ao Dnit e à Secretaria de Estado de Transportes, o reforço da contrapartida aos municípios de Caeté, Sabará e Santa Luzia, como compensação pelos transtornos causados pelo desvio da BR-381.

    Ao DER foi pedida a aceleração do projeto dos trevos e o asfaltamento das ligações de Caeté a Raposos, via Morro Vermelho; e Taquaraçu de Minas e Nova União a Bom Jesus. O asfaltamento do trecho da rodovia MG-435, que liga os distritos de Penedia a Roças Novas, bem como o asfaltamento do trecho dessa estrada à BR-381.

    Os deputados solicitaram ainda ao DER o bloqueio de veículos pesados no Centro de Caeté e a colocação de redutor eletrônico de velocidade na entrada da localidade de Mundaréus. E ainda que seja apresentado ao DNIT, por técnicos do DER, a tecnologia de pontes metálicas pré-moldadas para uso de pequenos vãos.

    Participação - Em uma capela lotada por moradores do distrito de Penedia, ou da Penha, como é conhecida pelos moradores, devido à Capela da Penha, os deputados João Vítor e Célio Moreira destacaram a importância da participação da comunidade na tomada de decisões. Outros problemas foram levantados pelos moradores, como dificuldades de outros acessos, linhas de ônibus, preço de passagens.

    Célio Moreira destacou as dificuldades do atual trevo do distrito de Penedia, que dá acesso ainda ao condomínio Quintas da Serra, lembrando que o local foi palco de 28 mortes em 2008, o que para ele é motivo suficiente para a construção de novo acesso. Também o deputado João Vítor, que é da cidade, falou da importância da audiência, que por ter quórum poderia aprovar medidas, como os requerimentos.

    João Vítor foi o autor de quatro dos seis requerimentos, que acabaram sendo assinados em conjunto pelos demais. O presidente da comissão, Adalclever Lopes, destacou que a cidade estava bem representada pelos dois parlamentares e garantiu que a comissão vai acompanhar não só este problema dos trevos, mas outros de ligação de Caeté com municípios vizinhos.

    Os parlamentares destacaram o caráter suprapartidário da audiência, lembrando que acima de tudo estão os interesses da cidade. "Tudo que vier para a cidade, seja de quem for, é bem vindo", disse João Vítor Xavier.

    Moradores e lideranças locais se manifestaram pedindo que as obras sejam agilizadas, como a presidente da Associação dos Moradores da Penha, Omara Batista de Oliveira, e o morador Leandro Reis, que pediu uma ciclovia para o trecho de Penedia ao trevo da BR-435.

    O secretário de Obras da prefeitura de Caeté, Manuel Hugo, falou sobre pequenas obras que o município vem realizando nestas comunidades.

    Presenças - Deputados Adalclever Lopes (PMDB), presidente, Célio Moreira (PSDB) e João Vítor Xavier (PRB). Além dos convidados citados, participaram moradores, vereadores, além de funcionários do DER.

    • Publicações7601
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações340
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-conhece-projeto-de-construcao-de-trevo-em-caete/2675556

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)