Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública conta com Núcleo de Atendimento Especializado para LGBTTTs

    há 13 anos

    Em decorrência do Julgamento do Supremo Tribunal Federal, referente ao regime jurídico de união estável homoafetiva, o Núcleo Regional da Defensoria Pública em Palmas prestará atendimento especializado às pessoas beneficiárias da assistência jurídica gratuita. A Defensoria Pública está estruturando ainda um Núcleo de Atendimento Especializado para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros LGBTTTs.

    Os atendimentos serão voltados à regularização das uniões, adequação de sexo e nome social, adoção e outras ações decorrentes. São alguns direitos na união homoafetiva: somar renda para aprovar financiamentos e para alugar imóvel; direito à impenhorabilidade do imóvel em que o casal reside; fazer declaração conjunta do Imposto de Renda; reivindicar os bens comuns doados ou transferidos pelo outro companheiro; solicitar o sequestro dos bens do casal, caso o companheiro os estiver dilapidando e estiverem dissolvendo a união. Também se enquadra adotar sobrenome do parceiro; acompanhar o parceiro servidor público transferido; garantia de pensão alimentícia em caso de separação; assumir a guarda do filho do cônjuge; adotar o filho do parceiro; e, ainda, poder ser inventariante do parceiro falecido; visita íntima na prisão; alegar dano moral se o parceiro for vítima de um crime; segredo de justiça nos processos; receber abono-família; incluir parceiros como dependentes no plano de saúde e ter licença-maternidade para nascimento de filho da parceira.

    As pessoas que necessitarem de atendimento nesta área poderão procurar o Núcleo Regional da Defensoria em Palmas, situado à quadra 602 Sul, Conjunto 02, Lote 17, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cidadão CRC, pelo telefone 129.

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-conta-com-nucleo-de-atendimento-especializado-para-lgbttts/2675673

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)