Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência conclui que Lei do Silêncio não isenta instituições religiosas

    Discutir a lei da poluição sonora e sua aplicação às instituições religiosas foi pauta de audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (07/07), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, atendendo à solicitação da deputada Dra. Silvana (PMDB). O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, Deodato Ramalho, informou que a lei não isenta as igrejas de punição. “A lei é bem clara em relação a isso”, afirmou.

    A deputada Silvana explicou que as igrejas evangélicas, principalmente, vêm sofrendo com a Lei do Silêncio, tendo seus cultos prejudicados e interrompidos constantemente. De acordo com ela, existe um artigo na lei municipal que isenta as igrejas desse tipo de punição. “Essa Lei do Silêncio não é injusta, só precisa ser adequada”, disse.

    O presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará (Omerce), Francisco Paixão Bezerra Cordeiro, ressaltou que os auditores fiscais, devido a lei, não têm competência para realizar esse tipo de fiscalização nas igrejas. “E a lei também não impede o direito de culto e de fé de ninguém”, completou.

    O deputado Ronaldo Martins (PRB), por sua vez, destacou o trabalho social realizado pelas instituições, lembrando que são “elas as que mais atuam com sucesso na recuperação de jovens delinquentes”. “Não queremos incomodar ninguém, apenas ter o nosso trabalho respeitado”, justificou.

    Deodato explicou que “não existe essa história de igrejas não se sujeitarem a lei”. Ele disse que não são todas as igrejas que ultrapassam os decibéis estabelecidos pela lei, mas que “elas lideram os ranking de denúncias por parte da população e o Estado tem que exercer a fiscalização”. “Não tem jeito”, concluiu.

    A audiência, que foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Antônio Granja (PSB), contou ainda com a participação da deputada Eliane Novais (PSB), do vereador de Fortaleza Mairton Félix (DEM), e representações da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e dos pastores Osíris, Messias Castro e Pedro Ribeiro.

    PE/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações214
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-conclui-que-lei-do-silencio-nao-isenta-instituicoes-religiosas/2767823

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)