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26 de Abril de 2024
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    Progrma de Educação Integral realiza I Mostra de Inovações Pedagógicas

    há 15 anos

    A I Mostra de Inovações Pedagógicas, realizada pelo Programa de Educação Integral da Secretaria de Educação está marcada pela pluralidade dos 123 trabalhos realizados pelos estudantes das 51 Escolas de Referência que compõe o programa. O evento, realizado nestas quinta e sexta-feiras (4 e 5) no Museu do Estado de Pernambuco, reunirá 808 estudantes e 202 professores das escolas integrais e semi-integrais espalhadas do Litoral ao Sertão do Estado.

    Os 123 trabalhos acadêmicos, realizados no ano letivo de 2008, estão divididos em três categorias: Expressões Artísticas, Apresentação Oral e Exposição em stands. Serão 15 apresentações artísticas, 51 stands de exposição com 83 trabalhos acadêmicos, além de 15 relatos de experiências pedagógicas bem sucedidas na área de Apresentação Oral. O objetivo é promover a troca de experiências entre as escolas, explica o gerente geral do Integral, professor Paulo Dutra.

    Na Escola de Referência em Ensino Médio do Cabo de Santo Agostinho, 13 estudantes utilizam o lixo eletrônico - resíduos de equipamentos obsoletos como máquinas de lavar, ventiladores, celulares, televisores e vídeos cassetes para a construção de objetos robóticos. Eles produziram robôs, helicópteros e uma lixeira eletrônica, que recolhe o lixo a sua volta. Não se tem dimensão da quantidade de coisas que podemos fazer. Esta sucata se transforma em fonte de aprendizagem e podemos exercitar nossa criatividade, relata o jovem Vinícius do Santos Moura, do 1º ano.

    O mesmo grupo conseguiu, a partir de uma hélice de ventilador, montar um sistema de captação de energia eólica. Podemos manter a iluminação de um jardim, por exemplo, explica o orientador dos estudantes o professor de física, Urias Alves, que também é coordenador estadual da Olimpíadas Brasileira de Robótica (UBR). A iniciativa é uma saída para a utilização do lixo eletrônico, que produz uma gama de resíduos não-recicláveis compostos por metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, chumbo, berílio, que são danosos ao meio ambiente.

    Na Escola de Referência em Ensino Médio Cícero Dias, em Boa Viagem, dez estudantes também utilizaram objetos eletrônicos obsoletos para a robótica. Os jovens aprofundam os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de física, matemática e informática. Eles também têm aulas de eletricidade, eletrônica, mecânica e linguagem de programação em Delthi, explica o orientador do projeto e professor de física, João Bosco Araújo.

    Com uma base de madeira, canos de PVC, hastes de metais, molas de presilhas de cabelo os estudantes desenvolveram um mini-guindaste. O objeto criado tem a capacidade de elevar pequenos blocos leves. Nós alcançamos nosso objetivo. O importante não é o produto final, mas sim o processo educativo e os novos conhecimentos adquiridos por esses jovens. Eles estão capacitados para seguir a carreira de engenheiro, por exemplo, afirma o orientador.

    O principal intuito desta Mostra é estimular o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras voltadas para formação dos estudantes da rede estadual de ensino inseridos no Integral. Por isso as novas 52 escolas que passarão a integrar o programa no ano letivo de 2009 foram convidadas. Este ano essas novas escolas participarão como expectadoras. Mas no próximo ano já apresentarão seus trabalhos, explica Paulo Dutra.

    Integral O programa beneficia 18.747 estudantes da rede estadual de ensino atuando em 51 unidades. O principal objetivo é aplicar o conceito de protagonismo juvenil no cotidiano escolar. Os estudantes contam com aulas em tempo integral, vivência laboratorial e três refeições diárias. Além desta iniciativa o Integral é responsável pela inserção da Educação Profissional nas escolas da rede. Em 2008, 2.308 estudantes de 26 Escolas de Referência em Ensino Médio foram contemplados com 03 cursos de qualificação profissional: Jogos Digitais; Turismo com habilitação em Hotelaria e Alimentação; e Com.Domínio Digital - este último abrangendo as áreas de Desenvolvimento Pessoal e Social; Contexto das Relações do Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação. O Integral está em expansão: já no próximo ano 52 novas escolas serão adicionadas ao programa, contabilizando 103 unidades.

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