Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF adia análise de proposta de súmula vinculante da OAB

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    A ausência de Celso de Mello e Ellen Gracie na sessão plenária do STF, ontem (17), adiou a análise da proposta da súmula vinculante apresentada pelo Conselho Federal da OAB.

    A ausência dos ministros Celso de Mello e Ellen Gracie na sessão plenária do STF, ontem (17), adiou a análise da proposta da súmula vinculante apresentada pelo Conselho Federal da OAB.

    O enunciado sugerido pela Ordem é o seguinte: "o advogado constituído pelo investigado, ressalvadas as diligências em andamento, tem o direito de examinar os autos de inquérito policial, ainda que estes tramitem sob sigilo".

    A Comissão de Jurisprudência, integrada pela ministra Ellen Gracie e pelos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, considerou atendidos todos os requisitos formais indispensáveis à tramitação da proposta. Distribuído o pedido de edição da súmula, o relator determinou a abertura de prazo para que eventuais terceiros interessados se manifestassem.

    A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) ratificou os argumentos apresentados pela OAB.

    A Associação Nacional dos Procuradores da República manifestou-se contrária à edição da requerida súmula vinculante, asseverando "não haver dúvida de que o modelo de persecução criminal brasileira ficará substancialmente comprometido, em especial na repressão dos delitos mais graves". A Procuradoria-Geral da República também se manifestou contra a proposta.

    Quando o ministro Gilmar Mendes colocou a questão em pauta, o ministro Joaquim Barbosa observou que a edição de uma nova súmula vinculante deve ser analisada pelo Plenário com a composição completa. Ellen Gracie não compareceu devido à morte de seu pai, na noite de terça-feira (16). Celso de Mello estava acamado por gripe). O presidente da corte sugeriu que a votação prosseguisse, até que alguém pedisse vista do processo. Joaquim Barbosa assim o fez.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-adia-analise-de-proposta-de-sumula-vinculante-da-oab/417286

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)