Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público tenta barrar nepotismo na Assembléia Legislativa do Paraná

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 16 anos

    A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba ajuizou, no 18 de março, ação civil pública para combater o combate ao nepotismo no âmbito da Assembléia Legislativa do Paraná. Além de pedir a exoneração imediata dos parentes já contratados por alguns dos deputados, o Ministério Público requer que a Justiça determine a proibição de contratações futuras que configurem prática de nepotismo, sob pena de multa diária aplicada na pessoa do presidente da Casa. Assinam a ação as promotoras de Justiça Terezinha de Jesus de Souza Signorini e Adriana Vanessa Rabelo.

    Em fevereiro do ano passado, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba expediu recomendação aos membros da Assembléia Legislativa com o propósito de coibir a prática nepotista. No documento, o MP -PR solicitava que informassem se tinham algum parente de até terceiro grau exercendo função comissionada na Casa e que, caso isso ocorresse, providenciassem a exoneração do funcionário, observando assim, entre outras questões, os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e isonomia. Foram dados 60 dias para o atendimento à recomendação. Esse prazo foi prorrogado, em mais de uma ocasião, por situações diversas – solicitações da Casa e a citação posterior de alguns deputados, que eram suplentes e assumiram a função depois, por exemplo.

    Como destacam as promotoras na medida proposta hoje: “(...) apesar do Ministério Público ter concedido prazo mais do que razoável para a voluntária adequação e eliminação dos casos de nepotismo existentes na sua Administração, a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, até o momento, não demonstrou qualquer ânimo de acolhimento dos postulados da orientação administrativa, fato determinante do ajuizamento da presente demanda de tutela coletiva do patrimônio público. (...)”. Ainda de acordo com a ação, a única exceção seria o deputado Pedro Ivo Ilkiv, que informou ao MP -PR a exoneração de sua mãe, Zenita Maria Ilkiv, que ocupava função comissionada na Casa.

    A Promotoria postula o fim do nepotismo em todo o âmbito da Assembléia, mas são citados nominalmente na ação os deputados que declararam ao MP -PR manterem parentes de até terceiro grau empregados na Casa, em funções comissionadas, bem como esses parentes. São eles: o deputado Nelson Roberto Plácido e Silva Justos e seu sobrinho, Rafael Cordeiro Justus; o deputado Luiz Cláudio Romanelli e seu filho, Luiz Cláudio Romanelli Filho; o deputado Nereu Alves de Moura e Marli Terezinha Rossi; o deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho e seu irmão, Bernardo Guimarães Ribas Carli; e o deputado Felipe Lucas e seus cunhados Júlio César e Luiz Cláudio Massa.

    No ano passado, a Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba já havia proposto ação de combate ao nepotismo em face do Tribunal de Contas do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado. Essas ações tramitam na Terceira (número 31677 /2007) e na Primeira Varas da Fazenda Pública de Curitiba (números 907/2007 e 2559/2007), respectivamente, e aguardam deliberação final do Poder Judiciário.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações257
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-tenta-barrar-nepotismo-na-assembleia-legislativa-do-parana/5406

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)