Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF pede parecer do Ministério Público para analisar revogação da prisão de Battisti

    Publicado por Agência Brasil
    há 15 anos

    Brasília - O escritor italiano Cesare Battisti , preso desde 2007 na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, terá que aguardar no mínimo mais alguns dias para ter realizado o desejo de voltar à liberdade.

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, solicitou hoje (16) parecer à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a petição protocolada ontem (15) pela defesa do italiano, que requer a revogação da prisão preventiva do escritor.

    Não há prazo legal estabelecido para que a PGR emita o parecer, segundo a assessoria de imprensa do STF. Battisti responde a um processo de extradição na Corte e teve refúgio político concedido esta semana pelo governo brasileiro. A extradição do escritor foi pedida pelo governo da Itália.

    A Justiça italiana condenou Battisti a cumprir pena de prisão perpétua em duas sentenças. Ele teria sido o autor de quatro assassinatos, entre 1977 e 1979, quando era militante comunista.

    A defesa, por sua vez, alegou na petição ao STF ser irrecorrível a decisão de reconhecimento de refúgio proferida em recurso ao ministro da Justiça, Tarso Genro. O pedido de extradição, com base neste entendimento, ficaria suspenso com o reconhecimento do refúgio.

    Tecnicamente, entretanto, também é possível que o governo da Itália entre com uma ação no STF para questionar a legalidade da decisão do ministro da Justiça.

    Hoje, em entrevista à Agência Brasil , um dos advogados de Battisti, Luiz Eduardo Greenhalgh, repetiu declaração do presidente Lula e afirmou que a Itália "deveria respeitar a decisão soberana do Brasil". Greenhalgh também relatou que o escritor estaria "ansioso" pela liberdade e "aliviado" com o refúgio concedido.

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-pede-parecer-do-ministerio-publico-para-analisar-revogacao-da-prisao-de-battisti/608192

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)