Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Celso Schröder assume a Superintendência de Comunicação Social

    O jornalista e professor Celso Schröder é o novo superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa. Nascido em Porto Alegre em 2 de fevereiro de 1953, mas criado em Santo Ângelo, ele é casado e têm três filhos: Carina (31 anos) do primeiro casamento, Paula (14 anos) e Gabriel (7 anos).

    O desenho sempre esteve presente na vida de Schröder. A primeira charge foi publicada na Folha da Manhã em junho de 1974. A habilidade em lidar com traços e formas levou-o a estudar arquitetura, curso que não chegou a concluir já que no meio do caminho decidiu trocar para o jornalismo. O diploma de jornalista foi obtido em 1983, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Depois veio a Especialização em Sociologia pela UFRGS. Schröder é professor da PUC desde 1986, mesmo ano em que iniciou no Correio do Povo como chargista.

    A militância política acompanha Schröder desde a juventude. Ele começou participando de organizações clandestinas durante a ditadura militar. Com o retorno da democracia ao país, engajou-se na construção do Partido dos Trabalhadores.O primeiro contato com o Sindicato dos Jornalistas foi em 1986, quando foi eleito delegado sindical. Era o início de uma longa jornada de lutas pelos direitos da categoria e pela democratização da comunicação. Em 1989, foi eleito vice-presidente do sindicato. Com a licença de Vera Spolidoro, Schröder assumiu, durante dois anos, a presidência pela primeira vez. Posteriormente, foi eleito como presidente para mais dois mandatos (1992-95 e 1998-2001).

    Atualmente, Celso Schröder é vice-presidente da Federação Nacional do Jornalistas (Fenaj), presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Além disso, é o representante da Fenaj no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e continua como diretor do Sindicato dos Jornalistas do RS.

    Novo desafio

    Um dos desafios a ser enfrentados pelo novo superintendente é fazer a transição da TV Assembleia para o sinal aberto. Hoje, a programação é transmitida apenas pelo canal 16 da NET e pela internet."Queremos ajudar a constituir uma rede pública de TV digital. Esse é um grande desafio para o país. Eu tenho participado desse debate há muito tempo e agora chegou a hora de concretizá-lo", salientou.

    A valorização dos profissionais de comunicação social da Assembleia será outra meta."Os profissionais, efetivos e de cargos em comissão, que estão há mais tempo no Legislativo, conhecem bem os mecanismos da Casa e os caminhos da informação. Espero aprender com a experiência dessas pessoas para encaminhar um bom trabalho" , destacou.

    Celso Schröder resume como será o seu trabalho frente à Superintendência de Comunicação: "Nossa tarefa será a de facilitar o contato do Legislativo com a mídia. A comunicação é um bem público e, por isso, os fatos que acontecem no Parlamento devem ser noticiados. Além disso, vamos auxiliar o deputado Ivar Pavan na tarefa de reafirmar o papel político da Assembleia. Isso significa constituir mecanismos de participação popular e de contato dos parlamentares com o público".

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações584
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/celso-schroder-assume-a-superintendencia-de-comunicacao-social/652758

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)