Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça aceita denúncia por fraude processual contra ex-diretora da Anac

    A juíza Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia de fraude processual contra Denise Abreu, ex-diretora da Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac).

    De acordo com a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, Denise apresentou à desembargadora Cecília Marcondes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, como se fosse uma norma, um estudo interno da agência que garantia a segurança nas operações de pouso no aeroporto de Congonhas. A regulamentação não havia sido publicada no Diário Oficial da União.

    Para o Ministério Público Federal, Denise apresentou o estudo como se fosse uma norma e, por isso, cometeu o crime de fraude processual. Segundo o Código Penal , o crime de fraude processual consiste de "inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa , com fim de induzir a erro o juiz ou o perito".

    Segundo a denúncia, formulada pela procuradora da República Thaméa Danelon, Denise Abreu apresentou à desembargadora, como se fosse válida, uma norma da Anac que era apenas um estudo. O artifício foi descoberto depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, que matou 199 pessoas em Congonhas.

    De acordo com o Ministério Público Federal, a falsa norma foi usada pela Anac em um recurso movido pela agência contra decisão da Justiça Federal de São Paulo em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal. O MPF pedia a interdição da pista principal do aeroporto de Congonhas enquanto a pista não fosse reformada, após vários aviões terem derrapado no local.

    A Justiça de primeira instância negou a liminar pedida pelo MPF e proibiu apenas o pouso de três aeronaves no aeroporto: Fokker 100, Boeing 737/700 e 737/800. A Anac recorreu e apresentou o estudo.

    Segundo depoimento da desembargadora Cecília Marcondes, em reunião ocorrida em 22 de fevereiro de 2007, Denise Abreu conduziu a reunião, sustentando que a norma estava valendo e havia sido publicada no site da Anac.

    A defesa de Denise Abreu informou que vai recorrer da acusação de fraude. O advogado criminalista que cuida da defesa da ex-diretora, Roberto Podval, disse que a acusação é inconsistente.

    FONTE - Agência O Globo, de São Paulo e Rio

    • Publicações1009
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-aceita-denuncia-por-fraude-processual-contra-ex-diretora-da-anac/680270

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)