Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNJ aponta ineficiência e indícios de corrupção na Justiça do Maranhão

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Março Antonio Soalheiro

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília -

    Relatório divulgado hoje (27) pela Corregedoria Nacional de Justiça constata a ineficiência dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e fortes indícios de corrupção em suas unidades judiciais e administrativas. Os problemas foram detectados em inspeções preventivas realizadas pela Corregedoria em outubro e novembro de 2008 e serão alvo de da instalação de várias sindicâncias para apurar condutas irregulares.

    Uma das inadequações do TJ-MA apontadas pelo CNJ é a fiscalização precária do trabalho dos oficiais de Justiça.

    “Não há controle eficiente do número de mandados que ainda não foram devolvidos pelos oficiais de Justiça e nem do prazo já decorrido desde a entrega ao oficial ou do número de mandados que cada um dos oficiais cumpre mensalmente, circunstâncias que permitem ampla subjetividade na escolha das prioridades” , ressalta o relatório.

    A corregedoria critica também a redução de oito para seis horas diárias da jornada de trabalho dos servidores do TJ-MA: “A redução se mostra contrária ao princípio da eficiência, pois há grande atraso nos processos e faz com que partes e advogados tenham menos tempo de atendimento.”

    De acordo com o relatório, cada desembargador do TJ-MA possui até 18 servidores comissionados e não há controle de freqüência nem prioridade para os servidores concursados. Dos 144 militares requisitados pelo TJ-MA, boa parte presta serviço em residências de desembargadores, em vez de garantir a segurança das unidades judiciais.

    “Há inúmeros fóruns sem condições mínimas de segurança e vários deles já foram assaltados, com subtração de armas e processos. Alguns fóruns foram incendiados em datas recentes”, descreve a Corregedoria.

    Em relação aos magistrados estaduais, a constatação é de que o ritmo de trabalho deixa a desejar, com “milhares de processos aguardando despachos, decisões e sentenças há mais de cem dias nos juízos de primeiro grau, muitos há vários anos”.

    Há também o registro de que magistrados recebem diárias em valor integral referentes a deslocamentos fora da sede que não implicam em pernoite.

    Ao fim do relatório, a Corregedoria lista dezenas de medidas a serem cumpridas de imediato pelo TJ-MA. Em 15 dias, o tribunal deverá prestar esclarecimentos sobre os critérios adotados para redução da jornada de trabalho dos servidores e sobre as suspeitas de nepotismo nas unidades judiciais. No mesmo prazo, os magistrados devem encaminhar declarações de bens e valores que compõem o seu patrimônio.

    A Corregedoria propõe um redução de 50% do quadro de servidores e determina fiscalizações mais rigorosas sobre a assiduidade dos magistrados e servidores ao serviço.

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações232
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-aponta-ineficiencia-e-indicios-de-corrupcao-na-justica-do-maranhao/680602

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)