Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha tem liberdade negada

    há 15 anos

    Acusado de corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha tem pedido de liberdade provisória negado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A liminar em habeas-corpus contra decisão de relator do Tribunal de Justiça do de Mato Grosso (MT) foi rejeitada pelo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha.

    No habeas-corpus, a defesa sustentou constrangimento ilegal praticado pela autoridade coatora, que indeferiu o direito à liberdade provisória do denunciado, argumentando que foi desprezado o princípio da isonomia processual, já que o benefício foi concedido a um outro acusado. Além disso, o pedido preenche os requisitos objetivos e subjetivos exigidos por lei para a concessão da liberdade provisória e o decreto de segregação cautelar está carente de fundamentação.

    Ao indeferir a liminar, o ministro Cesar Rocha destacou que incide, em princípio, a orientação da Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal, observada pelo STJ, segundo a qual não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas-corpus contra decisão de relator que, habeas-corpus requerido a Tribunal Superior, indefere a liminar.

    Segundo o ministro, tal entendimento só pode ser atenuado em hipóteses excepcionais de flagrante ilegalidade ou abuso de poder, o que, aparentemente, não é o caso, tendo em vista a fundamentação da decisão recorrida.

    • Publicações19150
    • Seguidores13365
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-corrupcao-falsidade-ideologica-e-formacao-de-quadrilha-tem-liberdade-negada/730963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)