Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/BA quer garantir remédio para paciente com câncer de mama

    há 16 anos

    Ação pede fornecimento imediato do remédio Herceptin 440 mg

    O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) propôs ação civil pública à Justiça Federal em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador) para que determine à União, ao estado da Bahia e ao município de Feira de Santana a concessão imediata, em qualquer dos estabelecimentos médicos situados na cidade, públicos ou privados, do medicamento Herceptin 440 mg à paciente A.C.S. e a outras pessoas que dele necessitem.

    A paciente sofre estágio avançado de câncer de mama (carcinoma ductal infiltrante da mama, com componente intraductal de alto grau) e não tem condições de arcar com os custos do produto.

    A ação foi ajuizada pelo procurador da República Vladimir Aras, que requereu a antecipação da tutela por conta do caráter emergencial do caso, já que é iminente a possibilidade de proliferação da neoplasia para os demais órgãos, o que, inevitavelmente, poderá levar a paciente ao óbito.

    O MPF/BA tomou conhecimento do problema enfrentado pela paciente por meio de uma representação formulada por uma amiga dela, que ciente da situação procurou o MPF em busca de providências, já que a paciente não tem condições de arcar com os altos custos do tratamento. De acordo com o Centro Estadual de Oncologia (CICAN), o medicamento Herceptin 440 mg custa entre 7 mil e 8 mil reais.

    A ação foi ajuizada depois de o MPF/BA solicitar diretamente à Secretaria de Saúde da cidade, no final de junho, a concessão do medicamento. A referida Secretaria se isentou da responsabilidade, atribuindo-a ao estado e à União.

    O procurador da República afirma que a ausência da Defensoria Pública da União no município de Feira de Santana impõe a urgente ação do MPF/BA no cumprimento de sua missão institucional de garantir o direito à saúde e zelar pelos serviços de relevância pública. Ele lembra que, como previsto na Constituição Federal (art. 196), a saúde é direito de todos, cabendo ao Poder Público a prestação integral da assistência nesta área.

    Além do pedido de tutela antecipada para garantir o Herceptin 440 mg à paciente A.C.S., o MPF/BA pede, no julgamento final da ação, que o mesmo medicamento seja disponibilizado, de forma solidária, a todos os pacientes na mesma situação em todo o território nacional ou no estado da Bahia.

    ACP-6

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República na Bahia

    Tel.: (71) 3338 8003 / 3338 8000

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-quer-garantir-remedio-para-paciente-com-cancer-de-mama/79722

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)