Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pavão propõe entrega da Medalha Manoel Bequimão a Neiva Moreira

    O deputado Pavão Filho (PDT) está propondo uma homenagem ao jornalista e ex-deputado federal Neiva Moreira, 90 anos, para que receba a Medalha Manoel Bequimão, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa a um cidadão maranhense. O objetivo de Pavão é fazer um reconhecimento ao ex-parlamentar pelos seus serviços prestados ao Estado ao longo da história.

    "Defendo uma tese de que toda homenagem, quando se mereça, deva ser feita em vida. E nada mais justo que se faça isso com o Neiva Moreira, que possui um infindável número de serviços realizados em benefício do povo do Maranhão", afirmou o pedetista.

    Pavão Filho, que já havia apresentado projeto propondo que uma escola de ensino médio na Cidade Operária fosse batizada de José Guimarães Neiva Moreira, acredita que a concessão venha a resgatar um dever histórico da Casa com o ex-deputado. "A Assembleia estava em falta com o Neiva e essa proposta é para se fazer justiça com ele", justificou.

    O parlamentar acredita que sua iniciativa deva ser aprovada pela Casa sem maiores problemas. "Independente de partido ou conduta política, estamos falando de um maranhense merecedor desta honraria. Acredito que todos os colegas reconhecerão a história deste grande cidadão maranhense", finalizou.

    TRAJETÓRIA

    José Guimarães Neiva Moreira nasceu em Nova Iorque e é o maranhense que possui o maior número de legislaturas na Câmara Federal: cinco (1955-1959, 1959-1963, 1991-1995, 1995-1999 e 1999-2003).

    Desde muito jovem iniciou-se no jornalismo, primeiro no Piauí e depois no Maranhão. Em Floriano (PI) fundou com um grupo de jovens o jornal "A Luz" e lançou em Teresina, com Carlos Castelo Branco, ambos estudantes do Liceu Piauiense, o jornal "A Mocidade".

    Em São Luís trabalhou na "Pacotilha" (hoje "O Imparcial") e participou da incorporação desse jornal aos "Diários Associados". Transferindo-se para o Rio de Janeiro, trabalhou em vários jornais, mas foi nos "Diários Associados" ("Diário da Noite", "O Jornal", "O Cruzeiro") onde desenvolveu sua principal atividade profissional.

    Foi eleito em 1950, deputado estadual, sendo escolhido líder da bancada oposicionista da Assembleia Legislativa do Maranhão. Participou ativamente das grandes lutas do Estado na década de 50, que culminaram com uma rebelião popular de quase dois meses, que paralisou a capital, com ampla repercussão no interior do Estado e no país.

    Nos agitados tempos da metade da década de 50 até 1964, atuou nas lutas nacionalistas e populares. Eleito secretário da Frente Parlamentar Nacionalista, que ajudou a fundar em 1956, lutou em defesa de uma plataforma nacionalista para a economia.

    Com o golpe de abril de 1964, teve o seu mandato cassado pelo Ato Institucional nº 1 (09.04.64), ao lado de João Goulart, Leonel Brizola, Miguel Arraes, Luiz Carlos Prestes e outros dirigentes progressistas. Ainda em abril, o novo governo impediu a publicação do diário maranhense "Jornal do Povo", de sua propriedade, cuja sede foi posteriormente incendiada.

    Depois de meses de prisão em quartéis e fortalezas do Rio e de Brasília, Neiva teve de exilar-se na Bolívia, seguindo de lá para o Uruguai.

    Após haver sido beneficiado pela Lei da Anistia (28.08.79), Neiva Moreira retornou ao Brasil em outubro de 1979.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pavao-propoe-entrega-da-medalha-manoel-bequimao-a-neiva-moreira/852723

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)