Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Maior volume de processos de abigeato está localizado na fronteira oeste do RS

    Representante da justiça gaúcha diz que leis para enfrentamento do abigeato deveriam ser mais rígidas e acredita que falta de registro impede que processos cheguem no judiciário

    O investimento no aparelhamento dos órgãos de segurança pública do RS, o estímulo às denuncias sobre crimes no campo e a aplicação de penas mais rígidas foram alguns dos temas que estiveram em pauta na reunião da Comissão de Representação Externa para levantamento da criminalidade no campo no RS. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (11) na Assembléia Legislativa em encontro onde foram convidados representantes do ministério público, Judiciário, Fetag e Farsul. O presidente da Comissão, deputado Jerônimo Goergen (PP), recebeu do juiz de direito Rinez da Trindade, a informação do crescimento do Abigeato na região do Vale do Rio Pardo, fato que motivou reunião que acontecerá nesta quinta-feira (12) em Venâncio Aires com cerca de 300 produtores vítimas de crimes no meio rural.

    O Juiz Rinez da Trindade vem desenvolvendo pesquisa sobre o crime no campo no RS, e informou à comissão que apenas as ações criminosas de grande vulto, que acontecem na fronteira oeste e sul do Estado, é que terminam chegando ao Judiciário. As ocorrências em municípios menores, que são muitas, não são denunciadas, o que, de acordo com o magistrado, tem ligação com a sensação de impunidade que sente-se no campo. Segundo Rinez o aumento dos delitos no campo refletem a chegada do crime organizado ao meio rural do Estado. Outro ponto destacado pelo Juiz é a necessidade de aparelhamento para os órgãos de segurança pública, já que em regiões distantes o patrulhamento torna-se deficitário. "o criminoso que pratica delitos no meio rural é comparado a um perigoso assaltante de banco. O perfil é o mesmo. É necessário desburocratizar esta cadeia que envolve a denúncia, o patrulhamento e detenção, e o encaminhamento ao judiciário para que se tenham efetivos resultados", diz Rinez da Trindade.

    Em relação à preparação de policiais especializados em crimes no campo, a Brigada Militar já realiza cursos de formação para patrulhamento rural que começaram por Santana do Livramento.

    Para o presidente da Comissão de Representação Externa, deputado Jerônimo Goergen (PP) as informações do Judiciário são essenciais para o enfrentamento da criminalidade do campo"Não há dúvidas de que existe um processo de burocratização que impede que o produtor faça o registro de ocorrência. Vamos trabalhar para que essa realidade seja modificada", acredita Goergen.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maior-volume-de-processos-de-abigeato-esta-localizado-na-fronteira-oeste-do-rs/938384

    Informações relacionadas

    Guilherme Marinho, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Crime de Abigeato, o que é isso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)