Na EMAP representação teatral como método de aprendizagem.
Unir teatro aos entraves judiciais é o que propõe a Escola da Magistratura do Paraná, utilizando a representação teatral como meio de aprendizagem. A iniciativa, que se inspira em modelo francês, será posta em prática, hoje, em caráter pioneiro no Brasil, durante uma aula prática de Processo Penal, no 10º andar do Palácio da Justiça. Uma equipe de atores profissionais representará um fato criminoso narrado na denúncia de um dos casos analisados, de modo que os alunos (da atual turma do Curso de Preparação à Magistratura), ao serem observadores da cena do crime, possam presenciar a representação de uma conduta delituosa e estabelecer correlação entre os fatos e a fundamentação teórica pertinente. Com isso, a encenação emprestará a expressão dramática do caso concreto à análise dos alunos e professores. promovendo maior realidade ao caso em estudo.
Depois, passando ao rito procedimental, os alunos encarnam as figuras do juiz, promotor, advogado, réu e testemunha do caso, vivenciando a atuação da vida profissional.
A técnica decorre de participação da magistrada Renata Estorilho Baganha em curso realizado recentemente na ?École Nacionale de La Magistrature Française?, em Bordeaux, sobre Formação de Formadores, e é colocada em prática, em caráter experimental, pela EMAP.
Nesta quinta-feira, 14, haverá duas apresentações: uma, às 8 horas, e outra, às 19 horas. Ambas focalizando um processo de competência do Juizado Especial Criminal
Outra apresentação está prevista para o dia 2 de outubro, sobre processo criminal de rito dos crimes de competência do Tribunal do Júri.
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