Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça autoriza cancidato com tatuagem a participar de concurso da PM

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 16 anos

    A 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo concedeu liminar para suspender os efeitos do ato que excluiu um candidato ao cargo de PM, por ter uma tatuagem, e permitir que continue concorrendo à vaga e participe das próximas etapas da seleção. O candidato ainda deve passar por exame psicológico, de investigação social e, por fim, pela análise de documentos e títulos.

    O candidato se inscreveu no concurso para o cargo de soldado Policial Militar. Ele participou das provas de escolaridade (1ª fase) econdicionamento físico (2ª fase) e foi aprovado. Na 3ª fase, composta de 13 exames médicos, o candidato foi aprovado nos outros 12 exames clínicos e laboratoriais a que foi submetido. Mas foi reprovado na avaliação de pelé, por ostentar uma tatuagem.

    De acordo com o edital do concurso, “os candidatos que ostentarem tatuagem serão submetidos à avaliação”. O edital prevê que a tatuagem “não poderá atentar contra a moral e os bons costumes” e “deverá ser de pequenas dimensões. O regulamento também não permite ao candidato cobrir regiões ou membros do corpo em sua totalidade, e "em particular região cervical, face, antebraços, mãos e pernas”. Ainda segundo o edital, a tatuagem “não poderá estar em regiões visíveis quando da utilização de uniforme de treinamento físico, composto por uma camiseta branca meia manga, calção azul-royal, meias brancas, calçado esportivo preto”.

    Segundo o defensor público Luiz Rascovski, “todas as cláusulas do edital foram obedecidas, sendo que a tatuagem do candidato não afronta a moral e os bons costumes e localiza-se na parte posterior do ombro esquerdo (nas costas), não interferindo de nenhuma forma na sua atuação como membro da Polícia, além de ficar encoberta quando do uso do uniforme”. Ainda conforme o defensor, “é certo que, através de avaliação de um desenho tatuado, não há como se aferir o caráter de um candidato que se mostrou extremamente competente nas provas técnicas e de conhecimento específico, realizadas no início do concurso". Para o defensor, a avaliação em concurso deve ser objetiva e não subjetiva.

    Leia, abaixo, a íntegra da decisão:

    "31/07/2008

    Despacho Proferido

    VISTOS. A tatuagem do autor não parece atentar contra a moral e os bons costumes, sendo certo que não é visível quando da utilização do uniforme de treinamento físico. Outrossim, o desenho não cobre regiões e membros do corpo em sua totalidade, tampouco está em região cervical, face, antebraços, mãos e pernas. Assim sendo e tendo em vista que a expressão “pequenas dimensões” do item 5.4.8.1. acaba em implicar, na peculiaridade dos autos, em uma análise subjetiva, o que não é admitido em editais para concursos públicos, é de rigor reconhecer-se na hipótese a presença do fumus boni iuris. Outrossim, o periculum in mora é inerente à hipótese, posto que o exame físico é etapa intermediária do concurso público. Por esses fundamentos, defiro o pedido liminar, para suspender os efeitos do ato que excluiu o autor do concurso público mencionado na inicial, para que este prossiga nas demais etapas. Cite-se. Defiro a gratuidade processual. Anote-se. Int."

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-cancidato-com-tatuagem-a-participar-de-concurso-da-pm/94299

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)