Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão na Câmara dos Deputados tenta por fim a feriados prolongados

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 15 anos

    Um projeto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados promete acabar com os chamados feriados prolongados. A proposta do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) estabelece que, quando o feriado for no meio da semana, será adiado para a sexta-feira. A exceção é nos que já são no sábado, domingo e nos dia 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. As informações são da Agência Brasil.

    O deputado afirmou que, no país, há excesso de feriado. Achei por bem racionalizar um pouco. Por meu gosto teria sido uma lei mais drástica ainda que diminuiria o número de fe...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10995
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações525
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-na-camara-dos-deputados-tenta-por-fim-a-feriados-prolongados/992808

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Mais uma ideia de girico. Não se pode esquecer que se esse tipo de feriado pode até trazer prejuízo para alguns setores da economia, entretanto, alavancam os lucros para outros. Como exemplo pode-se citar o comércio de cidades que dependem de turistas para movimentar a economia; toda rede hoteleira; pousadas; empresas de aluguel de veículos; empresas de combustíveis sejam para transportes terrestres, marítimos ou aéreos; aumento nas vendas de passagens terrestres, marítimas e aéreas e consequente crescimento da arrecadação com taxas de embarque; aumento na arrecadação de pedágios pelo país a fora; os shopping e cinemas ficam lotados e etc. Ou seja, toda infraestrutura ligada ao lazer e entretenimento se beneficia.
    Mas de todos os benefícios que pode trazer um feriado prolongado, existe um que considero de maior importância ao qual ainda não me referi, trata-se do convívio familiar, tão escasso nos dias de hoje. Vivemos numa sociedade onde a correria constante afeta direta e negativamente o bom convívio familiar. A todo o momento vemos na televisão programas que tratam de qualidade de vida citando o quanto é importante que a família interaja, e qualquer um sabe que, via de regra, viajar em família, seja para um destino ainda desconhecido, seja para aquela casinha de praia ou em alguma região serrana, revitaliza as relações familiares. Sem contar ainda com a possibilidade que surge de rever amigos e parentes que há tempos não se via.
    Não sei se digo que muito me surpreende ou se digo não me causa surpresa alguma, que políticos, “preocupados” com fim dos feriados prolongados e seus consequentes “prejuízos”, não se disponham com a mesma dedicação a ter ideias concretas que com certeza reduziriam muito mais os prejuízos para nossa economia, qual sejam melhorias das estradas, onde se perdem mais de R$ 1.000.000.00,00 (um Bilhão de reais) no pós-colheita todos os anos ou no transporte coletivo, onde frequentemente barcas ficam a deriva ou atrasam, trens descarrilam, colidem ou simplesmente atrasam, levando o trabalhador a exaustão física e psicológica e consequente redução de sua capacidade produtiva com reflexos negativos na economia.
    Impressionante ver uns e outros privilegiados com recessos de todo tipo e paralisações disso e daquilo estejam profundamente preocupados com feriados.
    Nossa carga horária de 44 horas semanais não é mais praticada em nenhum país civilizado. Em 2014 o Brasil terá 11 feriados nacionais e 6 cairão em dia de semana, o Japão terá 15 feriados oficiais e 12 cairão em dia de semana, a Alemanha terá 11 feriados oficiais e 9 deles cairão dia de semana, os Estados Unidos terá 10 feriados oficiais e todos cairão dia de semana. Argumenta-se que nos Estados Unidos as férias anuais são menores, é verdade, mas não se pode esquecer que eles param muitas atividades por vários dias por conta dos períodos de muita neve.
    No Brasil, dos 6 feriados nacionais que caem dia de semana, praticamente só o carnaval e a semana santa podem ser considerados prolongados. O dia 1º de maio vai cair numa quinta-feira, mas eu tenho certeza que na sexta-feira, as lojas de roupa, eletrodomésticos, bancos, padarias, sapatarias e etc. irão funcionar normalmente, o mesmo vale pra 19 de junho que cai numa quinta-feira.
    Será que nunca nos cansaremos dos factoides. No mais, vale ressaltar que se o objetivo é evitar prejuízos para economia, diante de tantas mazelas, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados deveria se esforçar pra ter ideias minimamente de bom senso.
    Enfim, mesmo em feriados prolongados a economia se movimenta sim e existe muito quem lucre, pode até não ser os mesmo que já lucram o ano todo, mas tem quem lucre sim. continuar lendo