Artigo 165 da Constituição Federal de 16 de Julho de 1934

Constituição Federal de 16 de Julho de 1934

Nós, os representantes do povo brasileiro, pondo a nossa confiança em Deus, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para organizar um regime democrático, que assegure à Nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem-estar social e econômico, decretamos e promulgamos a seguinte
Art 165 - As patentes e os postos são garantidos em toda a plenitude aos oficiais da ativa, da reserva e aos reformados do Exército e da Armada.
§ 1º - O oficial das forças armadas só perderá o seu posto e patente por condenação, passada em julgado a pena restritiva de liberdade por tempo superior a dois anos, ou quando, por Tribunal militar competente e de caráter permanente, for, nos casos especificados em lei, declarado indigno do oficialato ou com ele incompatível. No primeiro caso, poderá o Tribunal, atendendo à natureza e às circunstâncias do delito e à fé de ofício do acusado, decidir que seja ele reformado com as vantagens do seu posto.
§ 2º - O acesso na hierarquia militar obedecerá a condições estabelecidas em lei, fixando-se o valor mínimo a realizar para o exercício das funções relativas a cada grau ou posto e as preferências de caráter profissional para promoção.
§ 3º - Os títulos, postos e uniformes militares são privativos do militar em atividade, da reserva ou reformado, ressalvadas as concessões honoríficas efetuadas em ato anterior a esta Constituição .
§ 4º - Aplica-se aos militares reformados o preceito do art. 170, § 7º.
Alexia De Assis, Estudante de Direito
há 3 meses

O papel histórico da Constituição de Weimar e os Direitos Sociais

Constituição de Weimar era dividida em duas partes. A primeira tratava da estrutura administrativa do Reich e a separação dos poderes . Já a segunda falava dos direitos sociais do povo alemão , nela…
1
0

Contestação - TJSC - Ação Usucapião Extraordinária - Usucapião - contra Ernani Simon Bonissoni e Divisa Administração e Incorporação Imobiliária

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE XANXERÊ - SANTA CATARINA. Processo n° Autores: E A UNIÃO , pessoa jurídica de direito público interno, judicialmente…
0
0

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE 15150 RN

ART. 865 DO CÓDIGO DE PROC. CIVIL. SUSPEIÇÃO. ACEITAÇÃO DA PESSOA DO JUIZ. MAIORIA ABSOLUTA. ART. 12 DO ATO DAS DISPOSIÇÕES TRANSITORIAS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL . ART. 183 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL . …
0
0

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE 23829 DF

PROFESSOR, SIMPLESMENTE, IDEIAS CONTRARIAS AO ATUAL REGIME POLÍTICO DO BRASIL NÃO CONSTITUI CRIME QUE PRIVE O OFICIAL DE SUA PATENTE. A CONSTITUIÇÃO ASSEGURA A TODOS LIBERDADE DE PENSAMENTO. OS ATOS …
0
0

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA: RMS 15597 PI

PATENTES DE OFICIAIS. ART. 182 DA CONSTITUIÇÃO DE 1946 , APLICAVEL AOS OFICIAIS DA POLICIA MILITAR DO PIAUI, POR FORÇA DO ART. 157 DA CONSTITUIÇÃO DESTE ESTADO. A GARANTIA PLENA ABRANGE O DIREITO A …
0
0