Inciso II do Artigo 1 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
II - a cidadania;
há 17 dias

Inclusão Digital na Sociedade: A inclusão digital como uma espécie de garantia para o exercício do direito fundamental à informação e da plena cidadania.

Wagner Akitomi Une Mestre em Direito Constitucional pelo IDP Pós-graduado em Direito Público, Processual Civil, Eleitoral, do Trabalho, Empresarial e Tributário Advogado da União INTRODUÇÃO O…
1
0

Judicialização Do Direito à Saúde

INTRODUÇÃO A sociedade está, e sempre esteve, sujeita a transformações delineadas, sobretudo, pelo avanço das ciências e é necessário que o Direito acompanhe essa evolução, sendo sua função…
1
0

O militar alistável é elegível, independente de filiação partidária, e o seu afastamento definitivo só é exigível após o deferimento do registro da candidatura

Rubens Cavalcante Rabelo da Silva* O objetivo deste artigo é analisar a elegibilidade dos militares e dos integrantes das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares dos estados, do…
2
0
Angelica Santos, Estudante de Direito
há 10 meses

Abandono afetivo, A proteção jurídica dos filhos no divórcio

ABANDONO AFETIVO, A PROTEÇÃO JURÍDICA DOS FILHOS NO DIVÓRCIO ALMEIDA, Angélica Aparecida Ferreira de Graduanda em Direito pela FAIT - Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva Orientador -…
1
0

Inconstitucionalidade e antinomia do prazo mínimo de um ano para transferência de domicílio eleitoral

INCONSTITUCIONALIDADE E ANTINOMIA DO PRAZO MÍNIMO DE UM ANO PARA TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO ELEITORAL . Rubens Cavalcante da Silva 1 A soberania e a cidadania são os dois primeiros dos cinco…
2
0
Vera Dias, Advogado
ano passado

A saúde é um direito fundamental social e a judicialização de direito a saúde no Brasil

INTRODUÇÃO A Assembleia Nacional Constituinte de 1988, institui um Estado Democrático que assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, tendo como a igualdade e a justiça valores supremo…
1
0
Daniel Robba, Advogado
ano passado

Reajustes dos Planos e Seguros de Saúde Coletivos

DANIEL ROBBA REAJUSTE DOS PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE COLETIVOS. São Paulo 2019 1. INTRODUÇÃO. 1 2. DESENVOLVIMENTO. 1 3. REAJUSTES DAS MENSALIDADES 6 3.1 Mudança de faixa etária 6 3.2 Aumento de…
1
0

Os “tailleurs” do poder judiciário – uma questão de igualdade

[1] Doutoranda e Mestra em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Pós-graduada pela Escola da Magistratura do Paraná – EMAP e pela Escola da Magistratura do…
2
0
Simone Isac, Advogado
ano passado

A Convencionalidade do Indulto Natalino

Em 22 de dezembro de 2022 foi publicado o Decreto nº 11.302, o qual concedeu o chamado “indulto natalino”, além de outras providências. Questiona-se se tal decreto é inconvencional ou convencional,…
1
0
Regina Pinna, Advogado
ano passado

Direito Tributário Ambiental: Incentivos Fiscais e demais Instrumentos Tributários viabilizadores da sustentabilidade ambiental.

O artigo 225 da Constituição Federal de 1988 estabelece que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. O comando…
1
0