Artigo 5 da Lei nº 6.515 de 26 de Dezembro de 1977

Lei nº 6.515 de 26 de Dezembro de 1977

Art 5º - A separação judicial pode ser pedida por um só dos cônjuges quando imputar ao outro conduta desonrosa ou qualquer ato que importe em grave violação dos deveres do casamento e tornem insuportável a vida em comum.
§ 1º - A separação judicial pode, também, ser pedida se um dos cônjuges provar a ruptura da vida em comum há mais de 5 (cinco) anos consecutivos, e a impossibilidade de sua reconstituição.
(Revogado)
§ 1º A separação judicial pode, também, ser pedida se um dos cônjuges provar a ruptura da vida em comum há mais de um ano consecutivo, e a impossibilidade de sua reconstituição. (Redação dada pela Lei nº 8.408, de 13.2.1992)
§ 2º - O cônjuge pode ainda pedir a separação judicial quando o outro estiver acometido de grave doença mental, manifestada após o casamento, que torne impossível a continuação da vida em comum, desde que, após uma duração de 5 (cinco) anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvável.
§ 3º - Nos casos dos parágrafos anteriores, reverterão, ao cônjuge que não houver pedido a separação judicial, os remanescentes dos bens que levou para o casamento, e, se o regime de bens adotado o permitir, também a meação nos adquiridos na constância da sociedade conjugal.

Conduta desonrosa e separação

CONDUTA DESONROSA E SEPARAÇÃO Rogério Tadeu Romano Considere-se o artigo 1573 do Código Civil: Podem caracterizar a impossibilidade da comunhão de vida a ocorrência de algum dos seguintes motivos: I…
1
0

Análise crítica do Recurso Extraordinário nº 878.694

I - Introdução No Recurso Extraordinário de nº 878.694/MG foi reconhecida a inconstitucionalidade do artigo 1.790 do Código Civil e firmada a tese de repercussão geral: “é inconstitucional a…
8
2

A separação litigiosa como sanção

A SEPARAÇÃO LITIGIOSA COMO SANÇÃO Rogério Tadeu Romano I – CONCEITO A separação litigiosa como sanção, no direito brasileiro, se dá quando um dos consortes imputar ao outro qualquer ato que importe…
2
0

A separação judicial diante da doença mental

A SEPARAÇÃO JUDICIAL DIANTE DE DOENÇA MENTAL GRAVE Rogério Tadeu Romano Observe-se a redação do artigo 1572, § 2 do Código Civil: Art. 1.572. Qualquer dos cônjuges poderá propor a ação de separação…
6
1

É possível sustentar o dever de reparar danos morais em decorrência da infidelidade conjugal ?

ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE BACHARELADO EM DIREITO FABÍOLA FABRINE ACHTERBERG É POSSIVEL SUSTENTAR O DEVER DE REPARAR DANOS MORAIS EM DECORRÊNCIA DA INFIDELIDADE CONJUGAL? RECANTO MAESTRO –…
1
0

O Divórcio após EC 66/2010

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA MARILDA WARD LEÃO O DIVÓRCIO: Após a Emenda Constitucional nº 66 /2010 Araraquara 2020 MARILDA WARD LEÃO O DIVÓRCIO: Após a Emenda Constitucional nº 66 /2010…
1
0
Bruna Melo, Bacharel em Direito
há 3 anos

O Direito de Família: Os Novos Formatos Familiares e os Princípios Constitucionais a ele Inerentes

1. INTRODUÇÃO O presente artigo possui como objetivos, conceituar o direito de família e os novos formatos familiares da sociedade contemporânea e sua evolução com o passar das gerações, portanto,…
3
0
Gisele Leite, Juiz de Direito
há 7 anos

Apontamentos iniciais sobre a interpretação das leis

Resumo: O presente artigo pretendia ser pequeno e breve, porém o caudaloso tema da hermenêutica e da interpretação não permitiu, contudo houve um sincero esforço para trilhar um didático passeio ao…
5
0

O divórcio sob à égide do novo CPC

No Novo CPC os artigos 693 a 699 trazem as regras que deverão ser aplicadas exclusivamente às demandas mencionadas, quando contenciosas ou consensuais, ressalvando-se as disposições estabelecidas em…
14
2

Considerações acerca da guarda compartilhada em face do advento da lei n.º 13.058/2014

1 INTRODUÇÃO 2 HISTÓRICO E NOÇÕES PRELIMINARES 2.1 O Instituto da Guarda no Ordenamento Brasileiro 2.1.1 A guarda na vigência do Código Civil de 1916 2.1.2 A guarda após a Constituição Federal de…
4
0