Página 91 da Normal do Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM-SP) de 26 de Maio de 2021

celadas, e na sua maioria, as atividades culturais sempre foram baseadas em aglomerações e contato interpessoal. O reflexo do impacto no setor artístico pode ser visualizado com a queda de faturamento. Cerca de 50% dos projetos foram suspensos e 40% cancelados, 38% dos profissionais deste setor perderam o patrocínio. De fato, enquanto houver as medidas de isolamento, cerca de 63,4% das atividades e eventos culturais não poderão ser realizados. Ademais, até que toda a população paulistana seja efetivamente vacinada, já estaremos caminhando para quase dois anos de paralisação do setor.

A cidade de São Paulo, a capital cultural do Brasil, consolidada, pelos seus movimentos artísticos e coletivos culturais, reconhecida internacionalmente por integrar as “12 Capitais Culturais do Mundo”, pelo Jornal Britânico The Guardian, também sofreu com essa realidade “novo normal”. A economia criativa em São Paulo é de 3,9% do PIB do Estado e gera 1,5 milhão de empregos. Contudo, no ano de 2020 houve uma redução de 31,8% do faturamento em relação a 2019. Por tudo isso, tornou--se necessário analisar esse contexto e pensar em ações que promovam a sobrevivência e a sustentação dos atores culturais.

Com a liberação da Lei Aldir Blanc, percebemos o quanto o setor cultural atuava de forma informal, sem certificação e muitos artistas sem comprovação das suas atividades e por esse motivo, perderam oportunidades de participar de projetos, por não serem reconhecidos como profissionais do setor cultural.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar