Página 11 do Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT) de 8 de Março de 2024

Trata-se de Carlos Alberto Caetano, doutor na área de Políticas Educacionais da Diversidade pela UFMT. Atua como ativista nas lutas sociais a mais de 35 anos, tendo iniciado como educador de Rua pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Mato Grosso. Sempre presente nas lutas contra o Racismo, atuou no grupo de União e Consciência Negra-GRUCON-MT. Professor Doutor Carlos Alberto Caetano, encontrou na área acadêmica uma forma de levantar a bandeira da Igualdade Racial, buscou desde os primórdios de sua vida de letramento, caminhos que o levassem à esfera das ações, para que através de seu legado alcançasse inúmeras vidas; esta trajetória repleta de lutas o levou a ser hoje figura de notório saber e nome de referência no estado de Mato Grosso quanto às temáticas de Igualdade Racial. Os meandros de sua trajetória o levaram a ser hoje o Presidente do Conselho Estadual de Promoção e Igualdade Racial de Mato Grosso-CEPIR-MT , período (2021- 2023); Presidente do Conselho Estadual de Educação-CEE-MT (2015-2017); atuou como Coord. Comissão Permanente de Educação em Direitos Humanos do CEE-MT de (2013-2019) ; Coordenou a Comissão de Ensino Superior da Câmara de Ensino Profissional e Superior - CEPS / CEE-MT período (2015-2020); foi membro da Comissão de Educação Permanente EJA / CEE-MT; Professor titular de sociologia da do Sistema Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso (2007-dias atuais); Diretor e fundador da E.E. Dante Martins de Oliveira, nomeado pelo Decreto 193/2012 / GS / SEDUC / MT, período (2012-2013), na cidade de Várzea Grande -MT; Coordenador e Fundador do Instituto de Estudos e Pesquisas da Formação Sócio-Político-Econômico-Cultural de Mato Grosso-IFEP-MT, período (2007-2023); Coordenador do Projovem Urbano do Município de Várzea Grande / Secretaria de Promoção e Assistência Social de Várzea Grande -MT (2010-2012); Formador de educadores do Programa Projovem Urbano pela UNISELVA (2010-2013). Orientador pedagógico da Universidade Aberta do Brasil para o período Cuiabá-UAB-Cuiabá (2017-2021).

Dentre outras inúmeras ações, também publicou trabalhos de grande valia social, como os livros; Direitos Humanos e Diversidade Racial, 1998. Desigualdades Raciais na Educação Brasileira, 2018. Estudos sobre a Implantação do Ciclo de Formação humana no sistema de ensino de Mato Grosso, 2016. Práticas Formativas Populares, 1997 e SOS RACISMO, 2003. O levantar deste estandarte em busca de dias melhores para todos não é um caminho sem pedras e dificuldades, contudo felizmente a sociedade mato-grossense tem reconhecido sua jornada e lhe concedeu inúmeros prêmios, como; em 2021, com a Moção de Aplausos, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em 2019 Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Cuiabá, em 2019 Certificado, UNEGRO- PANTANAL-MT, em 2017 Diploma Medalha Mérito de Ensino Policial Militar, Quartel da APMCV -Academia de Policia Militar Costa Verde, em 2016 Certificado - Pelos Relevantes serviços prestados ao Movimento Negro de Mato Grosso, UNEGRO PANTANAL, em 2016 Homenagem por ter contribuído na formação dos praças da Policia Militar na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), Assembleia Legislativa, em 2016 Moção de aplausos e Reconhecimento, Pérola Negra do Quariterê, em 2015 Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Cuiabá, em 2014 Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Cuiabá, em 2013 Moção de Congratulação, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em 2013 troféu por serviços prestação na área da Igualdade racial de Mato Grosso, Grupo de União e Consciência Negra -MT, em 2008 Cidadão Livramentense, Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, em 2002 Placa reconhecimento da Comunidade Quilombola Mata Cavalo, Associação dos Quilombos de Mata Cavalo, em 2002 Moção de Homenagem, Assembleia legislativa de Mato Grosso e ainda em 2001 Moção de reconhecimento e placa "luta Contra o racismo", Assembleia legislativa de Mato Grosso. Como o supracitado, o Professor Dr. Carlos Alberto Caetano há muito participa ativamente desta temática, nesse sentido, ainda há um longo caminho a ser trilhado, para que a bandeira da igualdade racial possa continuar tremulando, por tal juntou-se ao Projeto “Beleza das Cores”, para que Mato Grosso se consolide como exemplo de Igualdade, Fraternidade, Respeito a todos, na luta justa pelo combate ao Racismo.

Não bastasse isso, Carlos Alberto Caetano é Mato-grossense, atuante na defesa de igualdade racial, é presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso, possui um contrato de exclusividade com a AMC - Associação Mato-grossense de Cultura, como coordenador do Projeto A Beleza das Cores. Projeto que possui grande relevância no combate a todas as formas de racismo, inclusive a institucional, onde a ALMT é convidada a se unir com o terceiro setor com um único objetivo, a promoção da igualdade racial.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar