Página 30 da Normal do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro (DOM-RJ) de 13 de Setembro de 2017

“O pós-escola surgiu com iniciativas da comunidade e só muito recentemente adentrou a agenda do Estado. Suas ações ainda se expandem como política da comunidade, constroem-se no microterritório e são promovidas por organizações não governamentais que, em parceria com a prefeitura, a igreja, as empresas e os membros da comunidade oferecem um serviço de atenção à infância e à juventude. Os microterritórios em que estão instaladas têm, em sua maioria, poucos serviços e oportunidades destinados à proteção, educação e lazer de crianças, adolescentes e jovens. Estas ações são um bem público e se constituem em um capital social das próprias populações vulnerabilizadas pela pobreza e escassez de oportunidade e serviços. Ofertam atividades lúdicas, artísticas e esportivas que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliação do universo cultural e convivência em grupo na perspectiva de inclusão social.” (CARVALHO, 2005)

Recorrendo ainda ao pensamento de Carvalho (2006) quando analisa o lugar da educação integral na política social, é possível destacar:

“A Educação se apresenta hoje como o ponto central do desenvolvimento econômico e social. Esse conceito está produzindo um novo deslocamento. Um primeiro fato a ser compreendido neste novo contexto é que a educação ganhou sentido multisetorial. Já não se invoca a escola como único espaço de aprendizagem. As políticas públicas, como cultura, assistência social, esporte e meio ambiente, invadem o campo das chamadas ações/ programas socioeducativos objetivando proporcionar às crianças e aos adolescentes brasileiros ampliação do universo cultural, aprendizados de iniciação tecnológica e inclusão digital, aprendizados no campo esportivo, consciência e trato ambiental, enfim, aprendizagens básicas que se deslocam da escola, mas a ela se complementam. As organizações comunitárias, organizações da sociedade civil (o terceiro setor) e iniciativa privada têm investido expressivamente na educação em seu sentido multidimensional”. (CARVALHO, 2006).

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