Página 9 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 17 de Novembro de 2017

Prescreve aludido dispositivo constitucional: "A direção superior da Procuradoria Geral do Estado compete ao Procurador Geral do Estado, responsável pela orientação jurídica e administrativa da instituição, ao Conselho da Procuradoria Geral do Estado e à Corregedoria Geral do Estado, na forma da respectiva Lei Orgânica".

Enfatize-se que nenhuma outra Constituição Estadual estabelece que a direção superior da Procuradoria Geral do Estado deve ser compartilhada entre três diferentes órgãos.

Ora, (i) se ao Procurador Geral compete indicar ao Governador, para fins de nomeação, o Procurador do Estado Chefe de Gabinete (cf. artigo , § 1º, da Lei Complementar nº 1.270, de 25 de agosto de 2015) e os três Subprocuradores Gerais (cf. artigo 19, parágrafo único, do mencionado diploma legal); (ii) se a ele também cabe designar o Procurador do Estado Chefe do Centro de Estudos (cf. artigo 47, caput, da referida lei) e o Coordenador de Administração (cf. artigo 65, também da Lei Complementar nº 1.270, de 2015); (iii) se a lista tríplice a ser encaminhada ao Governador para escolha do Corregedor Geral e do Ouvidor invariavelmente conterá pelo menos um nome da preferência do Gabinete do Procurador Geral (cf. artigos 16, § 1º, e 69, I, do referido diploma complementar), é inexorável que, mantido o voto de minerva em caso de empate, o Procurador Geral sempre restará vencedor nos processos deliberativos do Conselho, porque, invariavelmente, terá a maioria dos votos no Colegiado.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar