Página 5087 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 14 de Agosto de 2018

Superior Tribunal de Justiça
há 6 anos

MÚSICOS DO BRASIL. EXIGÊNCIA DE REGISTRO. EXERCÍCIO DA ATIVIDADE. IMPOSSIBILIDADE. NOTA DE CONTRATO. CONCESSÃO DE VISTO. INSCRIÇÃO. REQUISITO REVOGADO PELA PORTARIA MTE 158/2015. APELAÇÃO E REMESSA OFICIAL DESPROVIDA.

1. Consolidada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em sede de repercussão geral, quanto ao descabimento de filiação à Ordem dos Músicos do Brasil para o exercício de atividade de músico.

2. A exigência contida no artigo 7º, § 2º, da Portaria MTE 3.347/1986, de filiação à OMB como requisito para concessão de visto em "nota contratual", foi revogada pela Portaria MTE 158/2015, "considerando a necessidade de promover reparos na Portaria nº 3.347, de 1986, de tal modo que os seus dispositivos tornem-se adequados aos atuais entendimentos judiciais que compreendem que a atividade de músico não está condicionada à inscrição na Ordem dos Músicos do Brasil e, consequentemente, inexige comprovação de quitação da respectiva anuidade, sob afronta ao livre exercício da profissão e a garantia da liberdade de expressão (art. , IX e XIII, da Constituição Federal)”.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar