Página 12 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 18 de Abril de 2019

O paratleta Justino Júnior é campeão nas duas modalidades: na vida e no tatame. Este último título, agora, conquistado em Curitiba, no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (Brazil National Pro), promovido pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo nos dias 16 e 17 de fevereiro. Justino superou adversários mais experientes, com mais graduação, mais tempo de treinamento. Mostrou que na vida, assim como no esporte, nem sempre vence a lógica: o imprevisível, que nos transforma em gigantes, é a parte que deveria estar mais viva em cada brasileiro.

Desta forma, Justino reescreve o sentido mais bonito da luta: o de vencer os próprios limites. Ele foi maior do que a inexperiência em competições (afinal, era sua estreia e com apenas nove meses de treinamento), esteve acima dos desgastes emocionais, transformou a ansiedade em alicerce e “finalizou o medo” com uma “chave-de-coragem”. Mais do que isso: antes de ingressar no esporte, Justino, hoje com 45 anos, venceu a dependência química, que o acompanhara por 20 deles.

Ribeirão-pretano de nascimento, Justino ergueu o nome da cidade nesta grande competição, mesmo sem apoio da prefeitura. Foi com a garra de um bravo guerreiro e retornou com o sentimento de dever cumprido e uma medalha de ouro no peito.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar