Página 1330 do Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA) de 15 de Outubro de 2019

Direito, com o advento da Constituição Federal de 1988, é tratado como uma garantia individual (art. , inciso XXII da CF), porém não mais como um direito absoluto, estático, ocioso e egoístico de seu titular , ganhando uma nova dimensão de ordem social, econômica e ambiental, com a inclusão no conceito de propriedade imóvel, o instituto científico da função social da terra (art. , inciso XXIII da C.F).

Hoje se pode afirmar que com a constitucionalização do direito de propriedade, tal direito deve ser visto e aplicado como instrumento de transformação social de forma a atender aos princípios e garantias fundamentais inerentes a pessoa humana, visando melhoria nas condições de vida e bem-estar, em observância ao que dispõe o art. , incisos II, II e IV e art. , incisos I, II, III e IV da C.F.

Atrelado a essa diretriz, o possuidor, para obter a tutela jurisdicional de sua posse, deve demonstrar que já exercia a posse anterior mediante atividade produtiva e que cumpria, de forma satisfatória, a todos os requisitos inerentes à função socioambiental da terra, previstos no art. 185 e 186 da Constituição Federal.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar