Página 79 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 7 de Fevereiro de 2020

autossustentável em termos de água. Esse empreendimento, nesses termos, já começa a merecer da minha parte alguma atenção. Ele é seguro? Ele gera emprego? Ele vai gastar 1 litro sequer da água hoje disponível? Não! Já começa a ficar um pouco melhor. Haverá a construção de uma barragem, a Barragem Vacaria, que vai fornecer a totalidade da água do empreendimento. Menos mal, menos mal. Continuando, precisamos de ver a questão da segurança, a questão das pessoas que terão as suas áreas inundadas. Isso é essencial; isso é essencial. Não estou aqui falando que o empreendimento com água é negativo. De jeito nenhum! Eu conheço, por exemplo, a maravilha que é a cidade de Dubai, que foi construída no deserto. O deserto é próprio para se construir uma cidade de grande porte? Em tese, não. Mas se o investimento for de tal ordem grandioso, com recurso suficiente para trazer água nova, vamos chamar assim, aí ele se torna viável. Hoje Dubai tem áreas verdes, não falta água, investiram muito na transformação da água do mar em água potável, e talvez como demonstração disso, lá tem a maior fonte luminosa do mundo, que é totalmente a base de água. Essa água foi fruto de investimento.

Então, deputado Carlos Pimenta, se o investimento vai ser feito todo ele à base de água nova da Represa de Vacaria, eu já tenho disposição para começar a discutir; já não se tem a minha oposição absoluta, mas quero saber da segurança do completo atendimento à população afetada.

Eu quero acrescentar aqui… Pela primeira vez, acrescento outro elemento: a nossa região, a região do semiárido não precisa apenas de um investimento autossuficiente em água que traga segurança e que traga também o reassentamento adequado das populações atingidas. Não, é preciso a contrapartida para a região, além do empreendimento, muito além do empreendimento. Eu, oportunamente, vou apresentar aqui os cálculos técnicos, pelo menos, como contrapartida hídrica para a região: 20 mil barraginhas para abastecer o nosso lençol freático, para atender fora da região do projeto, da área afetada diretamente pelo projeto, para ter a recuperação da água e ter água para a agricultura familiar.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar