Página 376 da Interior 1º Grau do Diário de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (DJRS) de 31 de Outubro de 2014

TAR DEMANDAS REPETITIVAS INDIVIDUAIS QUANDO HÁ UMA DEMANDA DE NATUREZA COLETIVA QUE PODERÁ POR FIM À QUESTÃO. EVITAM-SE COM ISSO TAMBÉM DECISÕES CONFLITANTES SOBRE A MESMA MATÉRIA, ALÉM DE UMA RÁPIDA SOLUÇÃO DOS LITÍGIOS, POIS AO INVÉS DE SEREM PROCESSADAS MILHARES DE AÇÕES INDIVIDUAIS DISCUTINDO IDÊNTICA QUESTÃO, EM UMAAÇÃO COLETIVA É POSSÍVEL ANALISAR A SITUAÇÃO JURÍDICA DE TODOS OS LITIGANTES INDIVIDUAIS. NESSE SENTIDO, COLACIONO A SEGUINTE EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS TERMOS DA LEI Nº 11.738/08. SOBRESTAMENTO DO FEITO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. 1. DIANTE DA DECISÃO PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 4.167, QUE RECONHECEU A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº 11.738/08, APORTARAM AO PODER JUDICIÁRIO INÚMERAS AÇÕES INDIVIDUAIS, ALÉM DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA INTENTADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, OBJETIVANDO A IMPLEMENTAÇÃO DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. HIPÓTESE EM QUE A SUSPENSÃO DOS PROCESSOS INDIVIDUAIS, QUE CONTÊM IDÊNTICA E ÚNICA LIDE, EM RAZÃO DA MACRO-LIDE TRAZIDA NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA, QUE VISA SATISFAZER INTERESSE COLETIVO, SE MOSTRA A MEDIDA MAIS COERENTE, RAZOÁVEL E EFICAZ. 2. SOBRESTAMENTO DAS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE SE JUSTIFICA A FIM DE SE HARMONIZAR O DIREITO DE AÇÃO E DE ACESSO À JUSTIÇA COM OUTRAS GARANTIAS E PRINCÍPIOS CONSAGRADOS CONSTITUCIONALMENTE, TAIS COMO A SEGURANÇA JURÍDICA, A RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO E A EFETIVIDADE DA JUSTIÇA. 3. SUSPENSÃO DA TRAMITAÇÃO DAS AÇÕES INDIVIDUAIS MANTIDA. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. (AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 70046077574, TERCEIRA CÂMARA ESPECIAL CÍVEL, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS,

RELATOR: ANGELA MARIA SILVEIRA, JULGADO EM 14/ 02/2012) POR ISSO, SUSPENDO O PROCESSO ATÉ O JULGAMENTO DEFINITIVO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 001/1.11.0246307-9. INTIME-SE. DILIGÊNCIAS LEGAIS.

136/1.12.0001332-1 (CNJ 000XXXX-14.2012.8.21.0136) -JANICE BEATRIZ JOST (PP. DEFENSOR PÚBLICO) X ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (PP. ARETE DOS SANTOS VARGAS, CAROLINE SCHUSTER, MARILIA VIEIRA BUENO, ROBERTA COSTA RABELLO E ROSELAINE ROCKENBACH) E MUNICÍPIO DE SELBACH (PP. RUDINEIA DA SILVA CERVIERI).

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar