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Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2023

Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2023

4. Os Desafios Internos

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Sumário:

Mudança de hábito

Uma das mais básicas dificuldades em se promover quaisquer mudanças em quaisquer organizações reside no fato de que todas são formadas por pessoas, e essas, por sua vez, têm hábitos.

Tratando-se de uma organização baseada puramente em pessoas, como é um escritório de advocacia, profissionais com características muito específicas (veja, a seguir, “psicologia do advogado”), os desafios são ainda maiores.

Em 2009, pesquisadores da University College London observaram hábitos de 96 pessoas durante 12 semanas e chegaram à conclusão de que são necessários 66 dias, em média, para um novo hábito se firmar, podendo variar individualmente entre 18 e 254 dias!

Para se promover mudanças deve haver um processo de endomarketing e de convencimento de toda a equipe, realizado pelos líderes e/ou formadores de opinião, de modo que o processo de mudança efetivamente ocorra. Essas mudanças, necessárias para se colocar escritórios de advocacia num patamar mais produtivo e competitivo, passam obrigatoriamente por novos procedimentos, novos sistemas, novas tarefas e, principalmente, mudanças comportamentais (que também são influenciadas por hábitos psicológicos).

Surpreendentemente, em escritórios de advocacia, as maiores resistências vêm do próprio corpo gestor, conforme mostra pesquisa realizada em 2020 pela empresa Alltman Weil, especializada em consultoria legal, e a maior delas se deve ao processo de acomodação.

Fonte: Alltman Weil.

Outro ponto, que provavelmente é a parte mais difícil de se implantar é a mudança da mentalidade de “Escritório de Advocacia” para “Empresa de Prestação de Serviços Jurídicos Sofisticados”.

Os clientes que estão em busca dessa nova mentalidade para implantação em suas próprias organizações também estão à procura de prestadores de serviços que estejam sintonizados com essa filosofia. Daí a existência de um número elevado de clientes insatisfeitos com seus parceiros de serviços.

Uma das principais reclamações dos consumidores de serviços advocatícios refere-se à qualidade no atendimento, representada pela dificuldade dele, cliente, em conseguir um profissional devidamente qualificado e …

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jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1-alinhamento-de-objetivos-desafios-a-governanca-governanca-estrategica-para-escritorios-de-advocacia-ed-2023/1823976258