Busca sem resultado
Uma Análise do Dumping nas Relações de Comércio Internacionalista

Uma Análise do Dumping nas Relações de Comércio Internacionalista

2.5. Monopólios

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

2.5. Monopólios

Os monopólios consistem num modelo de estrutura de mercado oposto ao da concorrência perfeita quando apenas uma empresa supre todo o mercado. Inúmeros motivos podem ensejar a criação de um monopólio, por exemplo, restrições legais à entrada de outras empresas – o que ocorreu durante décadas no setor de petróleo no Brasil; ou, ainda, quando a tecnologia de produção tenha um custo tão elevado que somente se consiga obter um custo mais baixo de produção quando o mercado é suprido por um só produtor – hipótese chamada de monopólio natural. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços. De fato, no seu produto particular, diferenciado dos produtos dos restantes concorrentes, cada empresa funciona como um pequeno monopólio – a maior ou menor proximidade de uma situação de monopólio depende do grau de …

Experimente Doutrina para uma pesquisa mais avançada

Tenha acesso ilimitado a Doutrina com o plano Pesquisa Jurídica Avançada e mais:

  • Busca por termos específicos em uma biblioteca com mais de 1200 livros.
  • Conteúdo acadêmico de autores renomados em várias especialidades do Direito.
  • Cópia ilimitada de Jurisprudência, Modelos, Peças e trechos de Doutrina nas normas ABNT.
Ilustração de computador e livro
Comparar planos
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/25-monopolios-capitulo-ii-outras-formas-de-controle-uma-analise-do-dumping-nas-relacoes-de-comercio-internacionalista/1984962146