Busca sem resultado
Direito Civil: Curso Completo

Direito Civil: Curso Completo

4.1 Direito objetivo e subjetivo

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

4.1 Direito objetivo e subjetivo

Direito objetivo é norma. Assim o definiam os romanos: ius est norma agendi – o Direito é norma de agir. O Direito objetivo estabelece normas de conduta social. De acordo com elas, devem agir os indivíduos.

Direito subjetivo é faculdade. Quando se diz que alguém tem direito a alguma coisa, está-se referindo a direito subjetivo seu, a faculdade que possui. Logicamente, os direitos subjetivos encontram proteção na norma, no Direito objetivo. É este que os garante. Em outras palavras, é o Direito objetivo que confere às pessoas direitos subjetivos.

Tomemos, como exemplo, a norma do art. 319 do CC: “O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada”.

Trata-se aqui de norma de conduta, norma agendi, de Direito objetivo, portanto. Esta norma confere ao devedor uma faculdade, um poder de agir – facultas agendi, qual seja, a faculdade, o poder de exigir quitação, no momento em que pagar. Este é direito subjetivo do devedor. Por outro lado, a mesma norma atribui ao credor um dever, o dever de dar quitação. Vemos, pois, que aos direitos subjetivos de uma pessoa, normalmente, correspondem deveres por parte de outra.

Infelizmente, porém, a explicação dada acima está longe de esgotar o tema. Vá- rios juristas procuraram, ao longo do tempo, demonstrar sua própria visão acerca do Direito subjetivo, havendo mesmo quem negue sua própria existência.

Estudemos algumas das teorias que tentaram explicar o direito subjetivo.

1. ª) Teoria da vontade – Concebida por Windscheid, jurista alemão, afirma que alguém terá direito subjetivo, quando sua vontade,

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/41-direito-objetivo-e-subjetivo-4-acepcoes-do-direito-direito-civil-curso-completo/1343471628