Busca sem resultado
Comentários ao Código de Processo Civil: Artigos 1º ao 69

Comentários ao Código de Processo Civil: Artigos 1º ao 69

4.11. O direito à técnica processual adequada à tutela do direito e ao caso concreto

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

4.11. O direito à técnica processual adequada à tutela do direito e ao caso concreto. O direito de ação tem como corolário o direito às técnicas processuais adequadas à tutela das várias necessidades do direito material. Entre essas técnicas estão não só os procedimentos construídos para permitir o acesso da população economicamente menos favorecida à jurisdição (Leis dos Juizados Especiais Leis 9.099/1995, 10.259/2001 e 12.153/2009) 1 e os procedimentos voltados à tutela de específicas situações de direito substancial (p. ex., procedimentos das ações possessórias) e dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos (p. ex., Lei da Ação Civil Pública e Código de Defesa do Consumidor, Título III), 2 mas especialmente as técnicas de distribuição do ônus da prova (art. 373, CPC), as técnicas de antecipação da tutela (arts. 294 e seguintes, CPC), 3 as técnicas de julgamento imediato do pedido no todo ou em parte (arts. 355 e 356, CPC), as sentenças diferenciadas (mandamental e executiva, arts. 139, IV, 497 e 498, CPC) e os vários meios de execução (multa, busca e apreensão e outros, arts. 139, IV, 536, 537 e 538, CPC).

É preciso levar em consideração as peculiaridades do caso concreto para se distribuir de forma adequada o ônus da prova. Existem basicamente duas maneiras de fazê-lo: de maneira fixa e de maneira dinâmica. O Código de 2015 alça mão dessas duas técnicas de distribuição (art. 373, caput, e § 1.º). Partindo-se da presunção de que normalmente quem alega determinado fato tem melhor acesso às fontes de prova, a regra no processo civil brasileira é a da distribuição fixa do ônus da prova, tradicional em nosso processo civil: quem alega tem o ônus de provar (art. 373, distribuição que pode ser objeto de inversão quando presentes determinados pressupostos legais, artigo 6.º, VIII, CDC). Pode ocorrer, porém, dessa presunção não se verificar e de a parte que alega o fato não ter acesso às fontes de prova, que de outro lado são facilmente acessíveis à parte contrária. Nesse caso, o juiz deve aplicar a regra da distribuição dinâmica do ônus da prova, que parte justamente do pressuposto que a prova das alegações incumbe a quem tem melhores condições de provar (art. 373, § 1.º).

De outra parte, é preciso considerar que o tempo necessário para o juiz apurar a verdade das alegações de fato e formar a sua convicção pode obstaculizar a efetiva tutela do direito material. A antecipação da tutela contra o perigo derivado da demora do processo objetiva propiciar a efetividade da tutela preventiva (inibitória), isto é, da tutela que tem por fim evitar a violação do direito, assim como a efetividade das próprias tutelas posteriores ao ato contrário ao direito (de remoção do ilícito) e ao dano (ressarcitória).

É interessante destacar que, antes da Constituição de 1988, a ideia de que …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/411-o-direito-a-tecnica-processual-adequada-a-tutela-do-direito-e-ao-caso-concreto-comentarios-ao-codigo-de-processo-civil-artigos-1-ao-69/1327539114