Busca sem resultado
Contratos e Procedimentos Bancários à Luz do Código de Defesa do Consumidor

Contratos e Procedimentos Bancários à Luz do Código de Defesa do Consumidor

5.4 - Contrato de mútuo

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5.4 Contrato de mútuo

Outro grande diálogo entre o Código Civil de 2002 e os contratos e procedi- mentos bancários se dá em relação ao contrato de mútuo feneratício, de grande relevância para o direito bancário.

O contrato de mútuo é a modalidade de empréstimo prevista no art. 586 do CC/2002 e seguintes, e diferencia-se do comodato quanto à natureza da coisa em- prestada. Enquanto no comodato se dá o empréstimo de coisa não fungível para uso e posterior devolução (art. 579 do CC/2002 ), no mútuo se dá o empréstimo coisa fungível a fim de que seja consumida e posteriormente substituída por coisa de mesma espécie ou gênero, qualidade e quantidade. Assim dispõe o art. 586: “Art. 586. O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. O mutuário é obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade”.

A fungibilidade de determinado bem é constatada no caso concreto, mas o Código Civil de 2002 oferece alguns critérios: “Art. 85. São fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/54-contrato-de-mutuo-capitulo-5-contratos-e-procedimentos-bancarios-a-luz-do-codigo-civil-de-2002/1302632122