Busca sem resultado
Código Penal Comentado - Ed. 2022

Código Penal Comentado - Ed. 2022

Art. 16

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Arrependimento posterior

Art. 16. Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de 1 (um) a 2/3 (dois terços).

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

O arrependimento posterior não se confunde com as hipóteses do artigo anterior, arrependimento eficaz e desistência voluntária. Enquanto nestes há o requisito de proximidade temporal com o iter criminis, no arrependimento posterior o legislador expandiu a possibilidade de arrependimento, em casos em que não há violência ou grave ameaça à pessoa, até o recebimento da denúncia ou queixa. O lapso temporal em que é possível se arrepender, neste artigo, impõe a possibilidade de agente pensar nas consequências do fato ocorrido já após a consumação efetiva.

Responderá pela pena da tentativa – redução de um a dois terços – o agente que realizar a reparação do dano ou restituir a coisa até o início do processo penal. Requisitos indispensáveis: crimes sem violência ou grave ameaça, reparação integral …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/art-16-arrependimento-posterior-codigo-penal-comentado-ed-2022/1728397265