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Marketing Jurídico na Prática

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Capítulo 9. A Importância da Excelência no Atendimento nos Escritórios de Advocacia

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Contextualização do mercado pós-Covid-19

Estamos atravessando um momento ímpar na economia mundial e o mercado jurídico, consequentemente, acompanha esse momento. A pandemia congelou muitas atividades, especialmente no segmento de prestação de serviços.

Esse cenário é agravado pela instabilidade que identificamos no Legislativo e nos atos governamentais, por conta das mudanças intempestivas que acabam gerando uma insegurança jurídica generalizada para as empresas e os trabalhadores.

No entanto, apesar desse contexto desafiador, são apresentadas novas perspectivas e oportunidades que se avistam em larga escala e merecem atenção especial, despontando, por exemplo, um volume incrível de acordos trabalhistas, de contratos de aluguel e dívidas tributárias que poderão ser reavaliadas. Sem contar as empresas que atuam no ramo de recuperação judicial, que agora terão trabalho exponencialmente ampliado pelo contexto macroeconômico que atravessamos.

Certamente, o “desmonte” econômico e social que estamos aferindo acabará inexoravelmente precisando da ajuda do segmento jurídico nas suas várias vertentes – trabalhista, tributária, empresarial etc.

Acredito fortemente que a atividade advocatícia, possivelmente, auferirá grande crescimento, dependendo, é claro, da sua especialidade e da rápida leitura e do timing diante das oportunidades que surgem.

Isso abre um imenso rol de oportunidades de negócios para os advogados, desde que eles consigam identificá-las e, de maneira cirúrgica, adaptar o modelo de negócio a essas “novas demandas”.

Todas essas situações tão favoráveis vão exigir que os escritórios de advocacia dediquem uma especial atenção ao atendimento que prestarão aos seus clientes.

Essa conscientização, que já deveria fazer parte da rotina dos advogados, agora deverá ficar ainda mais enfatizada, de forma a efetivamente converter as oportunidades geradas em receita para os seus escritórios.

Quero dizer que não basta usufruir de algumas situações privilegiadas – o que é bem diferente do que podemos identificar em outros mercados. É hora de levar aos clientes e prospects um atendimento de excelência, corrigindo eventuais erros de percurso, estabelecendo e solidificando vínculos por meio todas as ferramentas disponíveis.

Somada a esse cenário, não podemos ignorar a transição do office tradicional para o home office.

Está sendo instaurada uma mudança de hábitos nesse âmbito, que possivelmente perdurará no pós-pandemia, uma vez que a instância de trabalho home office provou ser mais eficaz e produtiva do que o modelo original, sem contar a economia com locação de espaço físico e redução de outros custos (condomínio, luz, água, combustível, estacionamento etc.).

Com isso, teremos novas dinâmicas trabalhistas, econômicas e de convivência, para as quais não tivemos a oportunidade de nos preparar e definir previamente como agir, …

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jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/capitulo-9-a-importancia-da-excelencia-no-atendimento-nos-escritorios-de-advocacia-marketing-juridico-na-pratica/1333778436