Busca sem resultado
Arbitragem e Constituição - Ed. 2023

Arbitragem e Constituição - Ed. 2023

Degustação da Obra

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

1. Controle de constitucionalidade arbitral: possibilidades e limites no Direito brasileiro

Abhner Youssif Mota Arabi 1

1. Introdução: algumas premissas necessárias

A natureza jurídica da arbitragem foi ponto de significativa controvérsia ao longo de muito tempo no Brasil, sobretudo a partir dos primeiros anos de sua instauração. Regulamentada de forma específica pela Lei nº 9.307/1996, essa forma de resolução de litígios passou por um período inicial de desconfianças e incertezas em sua aplicação, até que se consolidasse no cenário jurídico brasileiro.

Um ponto de conhecida divergência colocava-se sobre a arbitragem ser ou não uma forma de exercício da jurisdição, entendida esta como a função de dirimir controvérsias pelo julgamento de um terceiro não integrante da lide, com força vinculativa entre as partes. Partindo-se da ideia de que essa função jurisdicional seria poder exclusivo do Estado, que não poderia ser exercido por órgãos ou entidades privadas, tinha-se uma grande resistência inicial em se reconhecer o caráter jurisdicional da arbitragem.

Do ponto de vista legislativo, ainda que não haja uma afirmação taxativa da natureza jurisdicional da arbitragem, há indícios bastante significativos que apontam …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/degustacao-da-obra-arbitragem-e-constituicao-ed-2023/2485139861