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Sumário:
Basilio Vasconcellos Dagnino
Deise Cristina Wischral
Roni Enara Rodrigues
Dedicamos este artigo a todos os
Voluntários, Apoiadores e Equipe do
Sistema OSB – Observatório Social do Brasil
O desafio da excelência da gestão pública é um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente ao seu principal cliente, que deve exigi-la: o cidadão. São muitas as reformas e diversos os discursos, mas a cada troca de gestão (nos quatro anos de mandato) pouco se vê de efetivo mudar. São inúmeras as iniciativas de implantação de novos programas e ferramentas de gestão que levam à desburocratização e aos resultados tão esperados pela sociedade e prometidos pelos gestores públicos.
Se em organizações da iniciativa privada a qualidade do produto ou serviço prestado é questão de sobrevivência no mercado, na iniciativa pública é questão de respeito ao cidadão, cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública – legalidade, publicidade, moralidade, eficiência e impessoalidade – e aumento da competitividade do país.
Os serviços prestados ao cidadão, no âmbito municipal, certamente são os que mais permitem-nos avaliar a eficiência do setor público e não bastam ferramentas e programas de melhoria de ordem apenas técnica, a mudança precisa ser gradual e contínua, focando também a valorização do servidor público, para que este seja um dos agentes motivadores da melhoria da gestão.
O cidadão e a sociedade civil são atores fundamentais nesse contexto, pois não basta reclamar do que não está bom, é preciso participar ativamente da gestão pública, exercendo seu papel de controle social.
O maior desafio do setor público brasileiro é melhorar sua competência em gestão para prestar serviços de qualidade. E gestão com qualidade é a capacidade para fazer bem feito e em tempo oportuno, o que deve ser feito. Além do saber fazer (competência técnica para as atividades finalísticas), é preciso saber fazer de modo certo (processo), a coisa certa (resultado) e avaliar os efeitos do que foi feito.
Por si só, essa visão e prática de governança, voltada para a excelência, pode contribuir em muito para evitar casos de desvio ou desperdício do caro recurso público, favorecendo o enfrentamento à corrupção.
O controle social, que …
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