ANS orienta: consultas, exames e cirurgias que não sejam urgentes devem ser adiados
A fim de liberar leitos para pacientes infectados pelo novo Coronavírus, bem como evitar que pessoas saudáveis frequentem unidades de saúde e possam vir a se contaminar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orienta que consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência sejam adiadas.
A ANS destaca a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para que o processo de contaminação desacelere. Dessa forma, a ANS orienta que o beneficiário evite circular pelas ruas e se dirigir a unidades de saúde se não houver necessidade, dando preferência a se aconselhar com seu médico ou fazer contato com sua operadora por telefone ou usando outras tecnologias que possibilitem, de forma não presencial, a troca de informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Para saber mais sobre esse tema, consulte o Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde.
A ANS ressalta ainda que o exame para detecção do novo coronavírus foi incluído na cobertura obrigatória dos planos de saúde na última sexta-feira (13) e que os beneficiários devem se comunicar com suas operadoras para saber em que casos e como fazer o teste ou onde buscar atendimento se estiverem com a doença.
2 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
A Unimed Norte e Nordeste, não atende nenhuma consulta informando essa orientação, mesmo para tratamento continuado e depois quem sofre e morre é o consumidor. continuar lendo
Olá Diogo, tudo bem?
Se trata de uma orientação e os serviços eletivos não foram interrompidos, o que se tem é uma preferência aos atendimentos urgente e emergenciais. Os eletivos devem continuar por outros meios de preferência. continuar lendo