Cartel e falsificação de placas veiculares são tema de audiência pública no MPDFT
A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) realizou, nessa quarta feira, 18 de novembro, audiência pública com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e fabricantes de placas de automóveis com o objetivo de ampliar a fiscalização do setor. No encontro, foram discutidos o preço praticado pelos fabricantes e os problemas da clandestinidade.
A Prodecon recebeu denúncias de consumidores de que os preços das placas de automóveis no DF eram uniformes. Representantes das empresas explicaram que foi criada uma associação para agilizar o trabalhar e que os preços eram decorrentes dos custos inerentes ao material e a confecção de placas. Já o Detran informou que a definição do preço é livre, mas a orientação do Tribunal de Contas do DF é para que o sistema seja licitado e não na forma de credenciamento, como funciona hoje.
O promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski reforçou que não pode existir tabelamento e a fixação do preço deve ficar a cargo da livre concorrência. “Vamos considerar até a data de hoje como falta de consciência da ilicitude e que, a partir desse momento, na hipótese de ter notícia de uniformização de preço, será considerado cartel e adotaremos as medidas legais cabíveis, com a possibilidade de ser fixada pena de multa bem elevada ao comerciante e até mesmo aspectos de natureza criminal”, alertou.
Pirataria – Outro ponto discutido na audiência foi a fabricação ilícita de placas. Os fabricantes relataram os problemas sobre a pirataria e a necessidade dos órgãos fiscalizarem os pontos de fabricação ilegal. “Os clandestinos estão contribuindo para o crime e prejudicando a livre concorrência dos empresários legalmente estabelecidos”, destacou Sérgio de Andrade. Também foi sugerida a implantação de um sistema de rastreabilidade para identificar a origem do produto clandestino. Para dar efetividade à repressão dessa prática, a Prodecon pretende fazer uma operação conjunta com a Delegacia de Repressão a Furtos e Veículos e a Agefis em uma operação de combate aos pontos clandestinos de fabricação de placas.
Divisão de Jornalismo / Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-9198 / 9303-6173
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.