MPF/BA lança novo site para facilitar o acesso à informação
O site apresenta páginas inéditas sobre as áreas de atuação do MPF na Bahia e traz novas ferramentas para facilitar o acesso à informação e a localização de unidades no estado
Nesta terça-feira, 26 de fevereiro, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) lançou seu novo site, mais moderno e interativo. Desenvolvido para facilitar o acesso à informação, ele traz novas ferramentas para agilizar a localização das unidades no estado, páginas inéditas sobre as áreas de atuação e destaque para as notícias, por meio de um visual mais atrativo e atual.
Entre as ferramentas lançadas, três chamam a atenção por facilitar o acesso às informações das unidades espalhadas pelo estado. A primeira é o seletor MPF nos Municípios, na página inicial que leva à página de cada unidade. A segunda é o mapa completo com a localização geográfica das unidades na Bahia - montado na plataforma Google Maps, que pode ser visualizado dentro da página de cada unidade e na página Endereços. O terceiro é o seletor Qual unidade do MPF devo procurar?, onde o cidadão escolhe o município em que reside para ser direcionado à unidade que atua na região disponível nas páginas Endereços e Horários de Atendimento.
A grande novidade de conteúdo é a criação de páginas específicas para as áreas de atuação do MPF: Criminal, Tutela Coletiva, Fiscal da Lei, Direitos do Cidadão e Eleitoral acessíveis na barra superior da página inicial e na seção Atuação do MPF/BA. Os textos explicam as atribuições e apresentam os procuradores que trabalham em cada área, além de trazerem publicações, informações e links para legislações específicas. Ao clicar em Eleitoral, o cidadão é direcionado à página da Procuradoria Regional Eleitoral, lançada em janeiro.
Em relação às notícias, as principais inovações podem ser vistas na página inicial. Entre elas estão a diagramação, o banner para a notícia de destaque e a ferramenta de inscrição para receber as novidades do MPF por e-mail.
No campo da acessibilidade também há melhorias. Para facilitar a leitura dos textos, além da possibilidade de aumentar a fonte dentro das páginas, é possível, ainda, ocultar os banners laterais, deixando as páginas internas mais limpas.
O site amplia o acesso às informações relativas à prestação de contas, por meio da seção Transparência, com links para sistemas do MPF/BA e para o Portal da Transparência MPF neste caso com ligação para as áreas específicas da unidade baiana. Na página inicial, banners laterais destacam áreas como: Núcleo de Atendimento ao Cidadão, Denúncias e Mapa das Ações de Improbidade na Bahia.
O novo site, que começou a ser planejado em 2011, foi construído a partir de uma extensa pesquisa de referências em páginas eletrônicas, principalmente do próprio MPF. Buscamos nos inspirar no que encontramos de melhor nos sites de cada unidade em termos visuais e funcionais. Posteriormente, realizamos um trabalho extenso de desenvolvimento de conteúdo, com o apoio de procuradores e servidores. Por fim, desenvolvemos ferramentas para melhorar a comunicação com os cidadãos, explica o procurador-chefe, Wilson Rocha de Almeida Neto, que coordenou o projeto.
O resultado é fruto do trabalho conjunto de diversos setores do Ministério Público Federal na Bahia, com destaque para a Assessoria de Comunicação e para a Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenadoria de Informática. Antes do lançamento, o site foi apresentado ao público interno do MPF/BA, que contribuiu com críticas e sugestões.
0 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.