Artigo 89 da Constituição Federal de 24 de Fevereiro de 1891

Constituição Federal de 24 de Fevereiro de 1891

Nós, os representantes do povo brasileiro, reunidos em Congresso Constituinte, para organizar um regime livre e democrático, estabelecemos, decretamos e promulgamos a seguinte
Art 89 - É instituído um Tribunal de Contas para liquidar as contas da receita e despesa e verificar a sua legalidade, antes de serem prestadas ao Congresso.
Os membros deste Tribunal serão nomeados pelo Presidente da República com aprovação do Senado, e somente perderão os seus lugares por sentença.

Algumas considerações sobre o Tribunais de Contas

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TRIBUNAIS DE CONTAS Rogério Tadeu Romano O Tribunal de Contas é um órgão que analisa e julga as contas dos administradores de recursos públicos. O dinheiro pode estar…
2
0

OS “EXTRAPODERES”: uma análise do papel dos Tribunais de Contas e do Ministério Público, doutrina e jurisprudência.

INTRODUÇÃO Ninguém nega o protagonismo que os chamados órgãos de controle externo ganharam nas últimas décadas, sobretudo em tempos de “lava-jato”. Suas competências, bem como suas prerrogativas (ou…
2
1

Lei de Improbidade Administrativa ao longo da nossa História Tupiniquim

A ideia de probidade sempre esteve ligada umbilicalmente ao de corrupção. Esta prática é um mal que permeia a sociedade ao longo dos séculos. Discorre Caio Tácito (1999, p. 91) que: “O primeiro ato…
5
0

O papel do Tribunal de Contas da União no exame das contas do Presidente da República

1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objetivo analisar as particularidades do papel do Tribunal de Contas da União (TCU) no exame de contas do Presidente da República, demonstrando seus…
4
0
Eduardo Bezerra, Advogado
há 7 anos

Tribunal de Contas da União

O Tribunal de Contas da União vem crescendo bastante nos últimos anos, tanto em estrutura física quanto no argumento de atribuições. Depois da Constituição Federal de 1988 novas legislações surgiram…
3
0