Artigo 3 da Lei nº 11.441 de 04 de Janeiro de 2007

Lei nº 11.441 de 04 de Janeiro de 2007

Altera dispositivos da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil, possibilitando a realização de inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual por via administrativa.
Art. 3o A Lei no 5.869, de 1973 - Código de Processo Civil, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 1.124-A:
“Art. 1.124-A. A separação consensual e o divórcio consensual, não havendo filhos menores ou incapazes do casal e observados os requisitos legais quanto aos prazos, poderão ser realizados por escritura pública, da qual constarão as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns e à pensão alimentícia e, ainda, ao acordo quanto à retomada pelo cônjuge de seu nome de solteiro ou à manutenção do nome adotado quando se deu o casamento.
§ 1o A escritura não depende de homologação judicial e constitui título hábil para o registro civil e o registro de imóveis.
§ 2o O tabelião somente lavrará a escritura se os contratantes estiverem assistidos por advogado comum ou advogados de cada um deles, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial.
§ 3o A escritura e demais atos notariais serão gratuitos àqueles que se declararem pobres sob as penas da lei.”

Dissolução Da Sociedade Conjugal Por Meio Do Divórcio Consensual Extrajudicial: Vantagens E Eficácia

RESUMO A presente pesquisa traz uma abordagem sucinta à significação do Direito, o surgimento do Estado e sua influência direta na sociedade. Em seguida, faz um relato sobre a organização e definição…
3
0

Inventário Extrajudicial em Cartório

Até o ano de 2007, quando alguém falecia, os herdeiros e demais pessoas interessadas deveriam procurar um advogado para que este entrasse com ação de inventário e partilha perante um Juiz. Este…
7
2

Inventário Extrajudicial: é preciso Alvará Judicial para levantamento de valores em instituições financeiras?

Desde 2007 o inventário pode ser feito extrajudicial em cartório, seguindo-se o exigido na Lei 11.441/07 , como a título de exemplo: herdeiros maiores e capazes e que seja realizado de forma…
34
17

Arbitragem como instrumento de efetivação dos direitos da personalidade no contexto do direito da familia:

Por: Ivan Aparecido Ruiz Belmiro Jorge Patto EL ARBITRAJE COMO UN MEDIO DE EJECUCIÓN DE LOS DERECHOS DE LA PERSONALIDAD EN EL CONTEXTO DEL DERECHO DE FAMILIA: LA AMPLIACIÓN DE ACCESO A LA JUSTICIA EN…
1
0
Luciene  Souza, Advogado
há 6 anos

O Divórcio Judicial e Divórcio Extrajudicial

Nesse post abordarei de maneira bem simplificada quais são as possibilidades e os requisitos que precisam ser cumpridos para se realizar o tão temido divórcio. Embora para algumas pessoas realizar um…
4
0
Sanira Pedroso, Advogado
há 6 anos

Dos benefícios alcançados pela Lei nº 11.441/2007 em relação ao divórcio extrajudicial após onze anos de vigência

RESUMO Com o advento da Lei 11441 /2007 fora possível a formalização do procedimento do divórcio e inventário através de escritura pública lavrada no Tabelionato de Notas. Tal normatização agregou…
4
0
Bruna Esteves, Advogado
há 9 anos

Mudanças no Divórcio com a aprovação da Emenda Constitucional n.º 66 de 13.07.2010

Introdução A palavra divórcio vem do latim divortium , o qual significa divisor, derivando da palavra em latim divertĕre , a qual significa "separar-se". O divórcio tem dois significados, sendo o…
5
0