Artigo 12 da Lei nº 10.478 de 22 de Dezembro de 1999 de São Paulo

Lei nº 10.478 de 22 de Dezembro de 1999

Dispõe sobre a adoção de medidas de defesa sanitária vegetal no âmbito do Estado e dá outras providências correlatas
Artigo 12 - Aos infratores desta lei, sem prejuízo de outras sanções previstas em legislação própria, serão aplicadas, na forma a ser estabelecida em regulamento, as seguintes penalidades:
I - multa de até 5.000 UFESPs;
II - apreensão de vegetais que não se prestarem à sua finalidade ou nos quais haja sido constatada irregularidade, ou, ainda, para fins de verificação de suas condições sanitárias;
III - destruição do vegetal apreendido, no caso de ser condenado ou de não ser sanada a irregularidade verificada, podendo, a critério da autoridade, ser doado a entidade oficial ou filantrópica;
IV - suspensão de atividade que cause risco à população vegetal ou embaraço à ação fiscalizadora, quando ocorrer;
V - interdição total ou parcial da propriedade agrícola ou do estabelecimento, por falta de cumprimento das determinações da fiscalização.
§ 1º - Para o cálculo das multas, deverá ser considerado o valor da UFESP vigente no dia em que se lavrar o auto de infração.
§ 2º - No caso do inciso I deste artigo, ocorrendo substituição da UFESP, o valor da multa corresponderá à quantidade equivalente do novo índice adotado.
§ 3º - Na aplicação das multas, será considerada como circunstância atenuante a comunicação do fato, pelo infrator, à autoridade competente.
§ 4º - As multas previstas neste artigo serão agravadas até a metade de seu valor, nos casos de artifício, ardil, simulação, desacato, embaraço ou resistência à ação fiscal.
§ 5º - Em caso de reincidência, o valor das multas será aplicado em dobro.
§ 6º - Se o vegetal apreendido puder servir a finalidade diferente da originariamente prevista, será devolvido ao infrator, para o uso condicionado pela fiscalização, salvo se existente risco fitossanitário.
§ 7º - No caso de abandono do vegetal apreendido, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária - CDA poderá destiná- lo ao aproveitamento condicionado, recolhendo o produto da operação ao Fundo Especial de Despesa instituído pela Lei nº 8.208, de 30 de dezembro de 1992; ou doá- lo a entidade pública ou filantrópica.
§ 8º - A suspensão de que trata o inciso IV deste artigo cessará quando sanado o risco ou findo o embaraço oposto à ação da fiscalização.
§ 9º - A interdição de que trata o inciso V deste artigo será levantada após o atendimento das exigências que motivaram a sanção.
§ 10 - O não cumprimento das exigências que motivaram a interdição acarretará o cancelamento do cadastro.
§ 11 - A inexistência ou o cancelamento do cadastro implica exercício ilegal da atividade, sujeitando - se o transgressor às sanções de ordem administrativa previstas nesta lei, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
§ 12 - A aplicação da pena de multa não exclui a incidência das demais sanções previstas neste artigo.

Página 3 da Executivo Caderno 1 do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 27 de Maio de 2021

SEÇÃO IV Sanções Administrativas Artigo 12 - Sem prejuízo das responsabilidades civis e penais cabíveis, o descumprimento ao disposto nesta lei e respectivas normas regulamentares acarretará as…
0
0

Lei nº 17.373, de 26 de maio de 2021

Dispõe sobre a inspeção e a fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal do Estado de São Paulo, revoga dispositivos da Lei nº 8.208, de 30 de dezembro de 1992, que dispõe sobre a…
0
0

Página 7 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 15 de Maio de 2021

THIAGO AURICCHIO 2208/2021 Indica ao Sr. Governador renovar o credenciamento da Escola Crerser, localizada no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo, de modo que os alunos não tenham que…
0
0

Página 7 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 13 de Maio de 2021

ou de ausência de programas de controle de qualidade e garantia da inocuidade dos produtos de origem animal; II - embaraço à ação fiscalizadora; III - alteração, adulteração ou fraude de produto de…
0
0

Página 17 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 16 de Dezembro de 2020

Dispõe sobre a inspeção e a fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal do Estado de São Paulo, revoga dispositivos da Lei nº 8.208, de 30 de dezembro de 1992, que dispõe sobre a…
0
0

Página 9 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 22 de Setembro de 2020

VI - elaborar produtos que não possuam processos de fabricação, de formulação e de composição registrados no CIPOA; VII – expedir produtos sem rótulos ou cujos rótulos não tenham sido registrados no…
0
0

Página 1798 da Judicial - 1ª Instância - Interior - Parte II do Diário de Justiça do Estado de São Paulo (DJSP) de 1 de Junho de 2011

viveiros às exigências administrativas; os agentes públicos se limitaram ao exercício do poder de polícia do Estado, discorre sobre a supremacia do interesse público sobre o particular e a presunção…
0
0