Artigo 8 Lc nº 173 de 27 de Maio de 2020

Lc nº 173 de 27 de Maio de 2020

Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), altera a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências.
Art. 8º Na hipótese de que trata o art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de:
I - conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública;
II - criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa;
III - alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa;
IV - admitir ou contratar pessoal, a qualquer título, ressalvadas as reposições de cargos de chefia, de direção e de assessoramento que não acarretem aumento de despesa, as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios, as contratações temporárias de que trata o inciso IX do caput do art. 37 da Constituição Federal, as contratações de temporários para prestação de serviço militar e as contratações de alunos de órgãos de formação de militares;
V - realizar concurso público, exceto para as reposições de vacâncias previstas no inciso IV;
VI - criar ou majorar auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza, inclusive os de cunho indenizatório, em favor de membros de Poder, do Ministério Público ou da Defensoria Pública e de servidores e empregados públicos e militares, ou ainda de seus dependentes, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade;
VII - criar despesa obrigatória de caráter continuado, ressalvado o disposto nos §§ 1º e 2º;
VIII - adotar medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), observada a preservação do poder aquisitivo referida no inciso IV do caput do art. 7º da Constituição Federal;
IX - contar esse tempo como de período aquisitivo necessário exclusivamente para a concessão de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e demais mecanismos equivalentes que aumentem a despesa com pessoal em decorrência da aquisição de determinado tempo de serviço, sem qualquer prejuízo para o tempo de efetivo exercício, aposentadoria, e quaisquer outros fins.
§ 1º O disposto nos incisos II, IV, VII e VIII do caput deste artigo não se aplica a medidas de combate à calamidade pública referida no caput cuja vigência e efeitos não ultrapassem a sua duração.
§ 2º O disposto no inciso VII do caput não se aplica em caso de prévia compensação mediante aumento de receita ou redução de despesa, observado que:
I - em se tratando de despesa obrigatória de caráter continuado, assim compreendida aquela que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por período superior a 2 (dois) exercícios, as medidas de compensação deverão ser permanentes; e
II - não implementada a prévia compensação, a lei ou o ato será ineficaz enquanto não regularizado o vício, sem prejuízo de eventual ação direta de inconstitucionalidade.
§ 3º A lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual poderão conter dispositivos e autorizações que versem sobre as vedações previstas neste artigo, desde que seus efeitos somente sejam implementados após o fim do prazo fixado, sendo vedada qualquer cláusula de retroatividade.
§ 4º O disposto neste artigo não se aplica ao direito de opção assegurado na Lei nº 13.681, de 18 de junho de 2018, bem como aos respectivos atos de transposição e de enquadramento.
§ 5º O disposto no inciso VI do caput deste artigo não se aplica aos profissionais de saúde e de assistência social, desde que relacionado a medidas de combate à calamidade pública referida no caput cuja vigência e efeitos não ultrapassem a sua duração.
§ 6º (VETADO).

Contagem de Tempo de Serviço durante a Pandemia: o que você precisa saber sobre Adicional de Tempo de Serviço

Nos últimos tempos, temos visto muitas mudanças nas leis que afetam os servidores públicos, especialmente durante a pandemia. Uma dessas mudanças é sobre o tempo de serviço dos servidores e como isso…
1
1

Contratação temporária por excepcional interesse público

As formas de ingresso no serviço público podem variar de acordo com as classificações dos cargos públicos, já que cada um conta com uma estrutura de admissão que segue critérios específicos. As…
1
0
Olavo Ferreira, Advogado
há 2 anos

A implantação do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica durante a vigência da Lei Complementar nº 173/2020

RESUMO O presente trabalho pretende analisar a implantação do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica durante a vigência da Lei Complementar nº 173, de 27 de maio…
5
1

Concursos públicos e o PL. 1.676/20 sobre a suspensão do prazo de validade dos certames em razão da pandemia do Coronavírus

1. Introdução O presente artigo tem o intuito de esclarecer não só aos profissionais do Direito, mas também àqueles que participaram de certames no período de "pré-pandemia", foram aprovados, o…
5
0

O reajuste dos vereadores de Natal/RN

O REAJUSTE DOS VEREADORES DE NATAL/RN Rogério Tadeu Romano Causou escárnio à população do Município de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, o reajuste autoconcedido pelos vereadores de…
1
0
Jean Tiago Erlo, Advogado
há 3 anos

Informativo n. 108 de Jurisprudência do TJSC

I - SUMA Câmaras de Direito Criminal 1. Não há nulidade no acervo de provas coletado sem a observância da cadeia de custódia prevista nos arts. 158-A a 158-D , introduzida no Código de Processo Penal…
2
0

A problemática entre o art. 212 - A da CRFB/88 e a LC n. 173/2020.

O presente artigo visa delinear sobre a celeuma que passou a existir entre a aplicação do art. 212 – A da CRFB/88 e a Lei Federal nº 14.113/2020 em contraposição ao conteúdo normativo da Lei…
3
0
Flavio Toledo, Economista
há 3 anos

Como fica a despesa com pessoal após as novas alterações constitucionais e legais.

Flavio Corrêa de Toledo Junior Consultor da Fiorilli Software. Ex-Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) 1- Introdução Considerando que os serviços públicos são…
14
5

A inaplicabilidade da vedação contida na LC 173/2020 e EC 109/2021 em se tratando direito preexistente do servidor

Em momentos de pandemia do COVID-19, muito tem se discutido sobre os elevados custos em decorrência dos necessários cuidados com a saúde pública, bem como para manutenção da máquina estatal em…
1
0

Candidato aprovado dentro do número de vagas, mas não foi nomeado no prazo de validade do concurso público. O que fazer?

Ser aprovado em um concurso público é muito bom. Mas ser aprovado dentro do número de vagas é melhor ainda. Isso porque a aprovação em classificação inferior ou igual à quantidade de vagas faz gerar…
25
2